Leia também:
X Após quase 14 meses, termina estado de alarme na Espanha

Alemanha reduz restrições de para imunizados contra Covid

Terceira onda da pandemia é considerada sob controle pelo país

Pleno.News - 09/05/2021 14h36

Chanceler alemã, Angela Merkel Foto: EFE/EPA/RAINER KEUENHOF / POOL

A flexibilização das restrições para a população imunizada contra a Covid-19 entrará em vigor neste domingo (9) na Alemanha, onde a terceira onda da pandemia é considerada sob controle.

A norma foi aprovada na última quinta-feira (6) pelo Bundestag (Câmara Baixa do Parlamento alemão) e ratificada sábado (8) pelo Bundestag (Câmara Alta). Ela libera os imunizados, seja porque receberam o curso completo da vacina ou porque se curaram da infecção, para acessar lojas, cabeleireiros e museus mediante um teste de coronavírus negativo.

Também não haverá restrições quanto ao número de pessoas imunizadas para reuniões particulares e elas não precisarão cumprir o toque de recolher noturno (entre as 22h e as 5h) implementado em áreas com alta incidência de contágio.

Além disso, essas pessoas não terão que ficar em quarentena se tiverem estado em contato com uma pessoa infectada ou no retorno de uma viagem ao exterior, exceto se a estadia tiver ocorrido em uma região considerada de risco para novas cepas do vírus SARS-CoV-2. Medidas gerais como o uso de máscaras em determinados lugares e distanciamento continuarão sendo obrigatórias.

Aqueles que completaram a vacinação poderão se beneficiar da lei, mas para isso precisarão ter se passado 15 dias desde a última dose da vacina, a segunda dose no caso dos imunizantes de BioNTech/Pfizer, Moderna e AstraZeneca e apenas uma no caso da Johnson & Johnson. Já os pacientes que se recuperaram da doença poderão desfrutar do alívio das restrições 28 dias após os testes negativos e durante os seis meses seguintes.

Na Alemanha, 7.572.228 pessoas, ou 9,1% da população, completaram o processo de vacinação até esta sexta-feira (7), e cerca de 3.147.100 se curaram do coronavírus. Enquanto isso, 26.854.545 pessoas receberam a primeira dose da vacina, ou seja, 32,3% dos habitantes.

MERKEL OLHA PARA VERÃO EUROPEU COM OTIMISMO
– Na Alemanha, ao que parece, temos a terceira onda sob controle. Aos poucos, será agora possível fazer mais coisas onde as incidências caem, e espero que em toda a Europa – afirmou hoje a chanceler alemã, Angela Merkel, que está otimista com a chegada do verão no hemisfério norte, em junho.

O ministro da Saúde, Jens Spahn, disse ontem que as medidas restritivas ajudaram a iniciar essa “tendência positiva” que agora deve ser consolidada, ao mesmo tempo em que alerta contra um relaxamento apressado das restrições, o que levaria ao risco de um novo aumento dos números.

O presidente do Instituto Robert Koch (RKI), Lothar Wieler, declarou nesta sexta-feira que a terceira onda de contágio estava sob controle, mas pediu contenção para não haver uma quarta alta em algum momento.

*EFE

Leia também1 Após quase 14 meses, termina estado de alarme na Espanha
2 Fungo raro e perigoso 'mutila' pessoas com Covid na Índia
3 Comissão Europeia não renova pedido por vacinas de Oxford
4 Destroços do foguete chinês caem perto das Ilhas Maldivas
5 EUA: 2 mulheres e uma criança são baleadas na Times Square

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.