Alec Baldwin é processado por negligência por conta de tiros
Técnico-chefe de iluminação afirma que o incidente que matou Halyna Hutchins "foi causado por atos de negligência e omissões" do ator
Paulo Moura - 11/11/2021 09h23 | atualizado em 11/11/2021 09h34

Um integrante da equipe do filme Rust ingressou com um processo por negligência contra o ator Alec Baldwin em razão dos disparos que causaram a morte da diretora de fotografia Halyna Hutchins, no último dia 21 de outubro. O processo também cita a armeira Hannah Gutiérrez-Reed, que afirmou, por intermédio de seus representantes, que está sendo “incriminada” pela morte.
Na ação, o técnico-chefe de iluminação do filme, Serge Svetnoy, afirma no processo que o incidente “foi causado por atos de negligência e omissões” de Baldwin, protagonista e produtor, e de outros. No processo, Svetnoy alega que Baldwin, o vice-diretor do filme, Dave Halls, e Hannah não seguiram as práticas para o manuseio correto de armas.
– Não havia nenhum motivo para colocar uma bala de verdade naquele revólver, ou para que ele estivesse no set de Rust, e a presença de uma bala em um revólver representava uma ameaça letal a todos ao redor – aponta.
Em comunicado divulgado nesta quarta-feira (10), os advogados da armeira do filme insistiram em que ela não sabia por que havia munição de verdade no set e disseram estar convencidos de que houve “uma sabotagem”.
A promotora distrital do condado de Santa Fé, Mary Carmack-Altwies, porém, descartou a ideia de conspiração.
– Estamos pedindo uma investigação completa de todos os fatos, incluindo as balas reais e quem as colocou ali. Estamos convencidos de que foi uma sabotagem. Também acreditamos que a cena foi alterada antes da chegada da polícia – disseram os defensores da armeira.
Leia também1 RJ: Postos de combustíveis são incendiados na Zona Oeste
2 Pirâmide: PF prende grupo que teria fraudado R$ 100 milhões
3 Sem Leifert, Globo experimenta queda de audiência do The Voice
4 Pedro Bial rompe contrato após repercussão negativa de anúncio
5 Rachadinha de Davi Alcolumbre: Polícia intima ex-funcionárias