Leia também:
X Homem espanca, estupra e mata a própria mãe, de 65 anos

Venezuela: Agricultores alertam sobre desabastecimento por falta de diesel

Escassez de combustível tem sido um problema que o país vem enfrentando há anos

Pleno.News - 10/05/2021 19h34 | atualizado em 10/05/2021 19h36

Agricultores da Venezuela alertam sobre desabastecimento por falta de diesel (Foto ilustrativa) Foto: EFE/ Mauricio Dueñas Castañeda

A União Agrícola e Pecuária dos Andes (Unagandes), uma das principais do setor na Venezuela, advertiu nesta segunda-feira (10) sobre a escassez de alimentos devido à falta de óleo diesel, já que, devido à falta do combustível, mais de 90% dos produtores não estão conseguindo preparar terras para o cultivo.

– A escassez de diesel no país pressagia uma escassez alimentar sem precedentes na Venezuela – disse em um comunicado Antonio Escalona Araujo, presidente da Unagandes.

A associação reúne 236 produtores de seis estados do Oeste do país: Táchira, Mérida, Trujillo, Maracaibo, Lara e Barinas.

Araujo disse que o “ciclo de inverno”, prestes a começar, é o mais importante e produtivo do ano e “está prestes a ser perdido”, porque os agricultores e fazendeiros não têm combustível “para mobilizar máquinas para a lavoura, plantio, pulverização, colheita e transporte”.

– Com a chegada das primeiras chuvas, os agricultores começam a preparar e arar a terra, mas a falta de combustível impede que mais de 90% dos produtores comecem a plantar – afirmou.

Segundo Escalona, a perda de 50 toneladas de legumes “é um fato no eixo dos estados andinos”. Ele também disse que há “sinais de alerta no declínio de alguns produtos nas prateleiras dos mercados” e nos centros de comercialização de alimentos.

– Hoje produzimos apenas 48% da capacidade instalada de carne de frango, e a produção ovos é de apenas 26% – acrescentou.

A escassez de combustível tem sido um problema que a Venezuela vem enfrentando há anos.

O governo do presidente Nicolás Maduro culpa a situação das sanções econômicas dos EUA contra a principal empresa petrolífera do país, a PDVSA, que também está envolvida em denúncias de corrupção.

Na Venezuela, todas as atividades relacionadas com a indústria petrolífera são reservadas exclusivamente ao Estado, embora nos últimos anos o governo tenha permitido que algumas empresas de capital misto (públicas e privadas) explorassem campos em diversas áreas do país.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Maduro: Governo conseguiu conter avanço da 2ª onda
2 Lula se reúne com embaixadores de Cuba e da Venezuela
3 EUA apoiam solução "integral e negociada" para crise na Venezuela
4 Venezuela recebe do Unicef 50 congeladores para vacinas contra Covid
5 Venezuela aumenta salário, mas valor não chega a R$ 19

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.