Leia também:
X Eduardo Bolsonaro elogia o tratamento precoce da Covid-19

África investiga uma possível nova variante do coronavírus

Casos ocorreram na Tunísia, no norte do continente

Pleno.News - 22/02/2021 17h14 | atualizado em 22/02/2021 17h27

covid-19, novo coronavírus, sars-cov-2
Sars-cov-2, novo coronavírus Foto: NIAID

Cientistas da Tunísia estão investigando se ocorreu uma mutação e se há uma nova variante local da Covid-19 no país, após a detecção de duas infecções que parecem seguir um padrão diferente, de acordo com informações divulgadas nesta segunda-feira (22) pela imprensa local.

Segundo Hashemi al Wazir, diretor do Instituto Nacional Pasteur, o mais prestigiado do país do norte da África, os dois casos investigados foram encontrados por coincidência, após inúmeros exames em um jovem assintomático e em um idoso que sofria de uma doença crítica e morreu. No entanto, ainda não é possível relacionar a morte do idoso, internado no hospital Mongi Slim, em La Marsa, e cujo exame inicialmente testou negativo, com a possível nova cepa, alertou Wazir.

As análises realizadas até o momento não mostraram um risco específico para essa variante, seja em termos de sintomas ou de velocidade de disseminação, acrescentou ele.

O presidente do Comitê de Saúde do Parlamento tunisino, Sohail Alouni, admitiu que os laboratórios nacionais não estão preparados para detectar novas variantes, mas que já foram tomadas as medidas necessárias para as instalações de equipamentos mais modernos.

Até o momento, três variantes da Covid-19, que surgiram no ano passado na China, foram detectadas no mundo: uma britânica, outra sul-africana e outra brasileira.

Segundo dados do Ministério da Saúde da Tunísia, mais de 227 mil pessoas foram infectadas por Covid-19 no país e mais de 7,5 mil morreram em decorrência da doença, a maioria após a abertura da fronteira em 27 de junho do ano passado, quando havia apenas 1,5 mil casos e 50 vítimas.

*EFE

Leia também1 OMS recomendará mais estudos sobre primeiras pistas da Covid
2 Variação genética é decisiva em casos graves de Covid, diz estudo
3 Portugal detecta sete primeiros casos da variante brasileira
4 Com vacinação avançada, Israel começa a reabrir a economia
5 Brasil já vacinou 5,85 milhões de pessoas contra a Covid-19

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.