Leia também:
X Cristão e conservador, ator de Hércules é censurado pelo Facebook

Acusada de narcotráfico, esposa de El Chapo é detida nos EUA

Emma Coronel Aispuro é acusada de conspirar para traficar heroína, cocaína, metanfetamina e maconha

Pleno.News - 23/02/2021 09h32 | atualizado em 23/02/2021 11h56

emma coronel mulher de el chapo
Emma Coronel Aispuro, 31 anos Foto: EFE/EPA/Kevin Hagen

Os Estados Unidos prenderam nesta segunda-feira (22) Emma Coronel Aispuro, esposa do traficante mexicano Joaquin El Chapo Guzmán, acusada de envolvimento no tráfico internacional de drogas, segundo informações divulgadas pelo Departamento de Justiça em comunicado.

Emma, de 31 anos, cidadã americana e mexicana, foi detida no Aeroporto Internacional de Dulles, na Virgínia, perto de Washington. A ré deverá depor, por videoconferência, amanhã perante um tribunal federal na capital americana, o Tribunal Distrital dos Estados Unidos para o Distrito de Columbia, segundo a nota.

A esposa de El Chapo, que atraiu a atenção da mídia quando acompanhou seu marido durante julgamento dele em Nova York entre 2018 e 2019, enfrenta uma acusação criminal de “conspiração para distribuir um quilograma ou mais de heroína, cinco quilos ou mais de cocaína, 1 mil quilos ou mais de maconha e 500 gramas ou mais de metanfetamina, para importação ilegal nos Estados Unidos”, especifica o documento.

– Além disso, Coronel Aispuro teria conspirado com outros para ajudar Guzman em sua fuga, de 11 de julho de 2015, da prisão Altiplano, localizada em Almoloya de Juarez, no México – acrescenta a nota.

Quando El Chapo voltou a ser preso no México, em janeiro de 2016, a esposa planejou mais uma fuga dele da prisão com outros parceiros, antes que o ex-líder do Cartel de Sinaloa fosse extraditado para os EUA, o que aconteceu um ano depois.

El Chapo foi condenado por tráfico de drogas por um júri em Nova York, em 2019, e cumpre pena de prisão perpétua em uma cadeia de segurança máxima no Colorado.

Ema, que tem filhas gêmeas com o criminoso e criou uma linha de vestuário baseada na figura polêmica do marido, também atraiu a atenção da mídia em 2019, quando afirmou ter recebido várias ameaças de morte após a captura e libertação do filho do chefe, Ovidio Guzmán López.

*EFE

Leia também1 Após 3 meses de julgamento, El Chapo é condenado
2 Justiça dos EUA condena El Chapo à prisão perpétua
3 Traficantes instalam base em cima de sede da UPP no Andaraí
4 Mulher sonâmbula cai do 3º andar de hotel em Copacabana
5 Criança de 4 anos em garupa de motocicleta morre em acidente

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.