Leia também:
X Alpinistas do Everest enfrentam surto de Covid em acampamento

Acuada, China diz que pandemia pode ter começado nos EUA

País oriental reagiu à ofensiva dos EUA em busca da origem da Covid-19

Gabriela Doria - 29/05/2021 10h24 | atualizado em 29/05/2021 10h32

Instituto de Virologia de Wuhan, na China, nega ser ponto de origem da Covid-19 Foto: Reprodução

Ameaçada com a possibilidade da descoberta da origem do coronavírus, a China agora levantou a hipótese de que o vírus da Covid-19 tenha surgido em instalações dos Estados Unidos. O ministério das Relações Exteriores acusou o Fort Detrick, laboratório de pesquisa biomédica dos EUA, de estar envolvido no surgimento da pandemia.

Com base nisso, a China pediu, nesta sexta-feira (28), a abertura de uma investigação internacional para apurar a suposta responsabilidade dos Estados Unidos na propagação do vírus.

– São mais de 200 laboratórios biológicos americanos espalhados pelo mundo. Quantos segredos escondem? – questionou o porta-voz do governo chinês, Zhao Lijian. Lijian não ofereceu nenhuma evidência para embasar a acusação.

A declaração surge dias após o presidente norte-americano, Joe Biden, anunciar uma ofensiva para descobrir a verdadeira origem do coronavírus. Biden determinou que os órgãos de inteligência dos EUA produzam um relatório em até 90 dias apontando se o vírus surgiu do contato entre humanos e algum animal infectado, ou se foi resultado de um acidente em um laboratório em Wuhan que investigava o coronavírus.

Biden também pediu uma investigação internacional para encontrar os responsáveis pela origem da pandemia.

FORT DETRICK
O Fort Detrick é um tradicional laboratório no estado de Maryland usado pelo Exército dos EUA para desenvolver toxinas e anti-toxinas, além de sistemas de defesa para pragas e doenças.

Em agosto de 2019, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, em inglês) determinou o encerramento de uma pesquisa com vírus e bactérias por questões de segurança. O órgão sanitário apontou que havia um problema no descarte dos produtos e materiais utilizados nas pesquisas, o que poderia resultar na contaminação de solos e águas da região.

Leia também1 OMS: 'Busca por origem da Covid está envenenada pela política'
2 China se incomoda com suspeita dos EUA sobre origem da Covid
3 EUA lançam ofensiva para saber se Covid surgiu em laboratório
4 EUA cobram OMS após rumor que liga vírus a laboratório em Wuhan
5 Variante indiana chega ao Brasil. Entenda por que ela é perigosa

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.