Acidente em mina na África do Sul deixa 260 mineradores presos
Caso aconteceu em mina de ouro no norte da África do Sul, perto de Joanesburgo
Pleno.News - 23/05/2025 14h55 | atualizado em 23/05/2025 16h45

Um grupo de 260 mineradores está preso no subsolo de uma mina de ouro no norte da África do Sul, perto de Joanesburgo, após um acidente em um dos poços. A informação foi confirmada nesta sexta-feira (23) pela mineradora Sibanye Stillwater.
– Estamos implementando ativamente nossos procedimentos de segurança e inspeção de poços. Uma vez concluídos, começaremos a trazer os trabalhadores para a superfície. Os 260 funcionários foram contabilizados, estão seguros e receberam alimentos – disse a empresa.
Segundo a companhia, um incidente com maquinário ocorreu em um dos poços da mina afetada nesta quinta (22), causando alguns danos ao nível 35 da exploração.
– Após uma avaliação detalhada dos riscos, foi decidido que os funcionários permanecerão na estação subterrânea até que seja seguro prosseguir para a superfície, para evitar caminhar longas distâncias neste momento – explicou a companhia, que estimou que os funcionários poderão voltar à superfície ainda nesta sexta.
O porta-voz do Sindicato Nacional dos Mineiros (NUM, na sigla em inglês), Livhuwani Mammburu, disse à imprensa local que o acidente ocorreu por volta das 22h (hora local, 17h de Brasília) desta quinta e enfatizou que não havia confirmação de que os afetados tivessem acesso a alimentos e água.
Acidentes em minas são uma ocorrência relativamente comum na África do Sul, onde em janeiro 78 corpos de mineradores ilegais foram recuperados da mina de ouro de Buffelsfontein (BGM), no norte do país, depois de passarem meses no subsolo.
*EFE
Leia também1 Ex-apresentador da Globo retira 20% do pulmão devido a câncer
2 Causa da morte do fotojornalista Sebastião Salgado foi leucemia
3 Mauro Cid a familiares em 2022: "Vou ser preso se o Lula vencer"
4 Moraes mantém prisão de dois envolvidos no caso Marielle
5 Grito de "Palestina livre" é o atual "Heil Hitler", diz Netanyahu