Acidente aéreo é causado após homem roubar avião nos EUA
Funcionário de companhia aérea decolou sem autorização e caiu em ilha
Ana Luiza Menezes - 11/08/2018 13h00 | atualizado em 11/08/2018 16h46

Nos Estados Unidos, um funcionário da companhia Horizon Air roubou um avião no aeroporto internacional de Seattle. Ele decolou sem permissão e caiu pouco depois, em uma ilha do estado de Washington. A queda aconteceu a 48 km da decolagem, em área de floresta. Não havia passageiros a bordo, mas o homem que pilotava morreu.
Em entrevista a uma rede de TV americana, o xerife responsável pela área afetada pela aeronave, disse que o caso não foi um ato terrorista. A polícia acredita na hipótese de ato suicida e investiga os antecedentes do funcionário, que tinha 29 anos e trabalhava como mecânico da companhia aérea.
O avião foi roubado na noite desta sexta-feira (10), por volta das 20h da hora local (às 0h deste sábado, no horário de Brasília). Dois caças militares foram acionados para conter a ação, mas não tiveram envolvimento com a queda.
O acidente provocou fogo na mata, e equipes de bombeiros tiveram que ir ao local. Segundo a polícia, a queda foi provocada por manobras que o homem fez enquanto estava no ar ou por sua falta de habilidade.
As operações no aeroporto chegaram a ser prejudicadas, mas já foram retomadas. O avião roubado é um modelo Bombardier Q400, com capacidade para transportar 76 passageiros.
De acordo com relatos dos controladores de tráfego aéreo, o homem chegou a pedir desculpas enquanto recebia orientações. A esperança era de que ele conseguisse aterrizar com segurança.
– Eu tenho muitas pessoas que se importam comigo, e elas vão ficar desapontadas quando souberem que eu fiz isso. Eu gostaria de pedir desculpas a todos, a cada uma delas. Sou apenas um cara quebrado. Tenho alguns parafusos soltos, eu acho – teria dito o rapaz.
Várias autoridades estão envolvidas nas investigações sobre o incidente, entre elas a Administração Federal de Aviação, o FBI e o Conselho Nacional de Segurança no Transporte. Em uma mensagem gravada, a chefe de operações da companhia aérea, Constance von Muehlen, lamentou o ocorrido.
– Nossos corações estão com a família do indivíduo a bordo, assim como com os nossos funcionários da Alaska Airlines e da Horizon – declarou.
Leia também1 Colômbia confirma intenção de deixar a Unsasul
2 Menina chilena de 14 anos morre durante voo da Latam