Leia também:
X Biden: ‘G7 irá aplicar sanções devastadoras contra a Rússia’

“Acho que Putin não vai parar na Ucrânia”, avalia Ernesto Araújo

Ex-chanceler ainda atribuiu ofensiva da Rússia à "fraqueza" do Ocidente

Gabriela Doria - 24/02/2022 15h50 | atualizado em 24/02/2022 15h57

Ernesto Araújo prevê expansão da ofensiva de Vladimir Putin Foto: Agência Brasil/Marcelo Camargo

O ex-ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, avaliou nesta quinta-feira (24) que o presidente russo, Vladimir Putin, não se limitará a invadir apenas a Ucrânia. Para o ex-chanceler, a Rússia também deve lançar ofensiva contra outras nações fronteiriças.

Em entrevista ao canal de Fábio Sousa no YouTube, Araújo disse ainda que Putin está “se aproveitando ” de uma suposta “fraqueza” dos países ocidentais.

– Putin não vai parar na Ucrânia, eu acho. Acho que Putin está se aproveitando de um momento e de uma situação de muita fraqueza no Ocidente. Os Estados Unidos são um país muito dividido, com muita divisão social. Os temas de raça, de gênero dividem a sociedade. A sociedade americana perdeu autoconfiança. Na Europa, acontece algo semelhante. A preocupação das pessoas é só com tema de meio ambiente, de clima. Como se o mundo fosse um jardim pacífico onde não existe o tema do poder – argumentou o ex-ministro.

Araújo também apontou que o movimento da Rússia contra a Ucrânia fortalece interesses de outra grande potência, a China – que se negou a chamar o ataque de Putin de “invasão” e até o momento não condenou a ofensiva do aliado.

– O que você tem que fazer em uma situação de estratégia? Você tem que ter capacidade de dissuasão. E o que a gente está vendo é que o Ocidente não tem muita capacidade de dizer: “Se você fizer tal coisa, o custo é muito alto”. Eu vinha achando que o Ocidente conseguiria colocar um custo muito alto. Mas isso não aconteceu. Esse custo de sanções prejudica talvez alguns atores econômicos, mas eles já estavam preparados para isso. É obvio que isso está nos cálculos do Putin – completou.

Leia também1 Biden: 'G7 irá aplicar sanções devastadoras contra a Rússia'
2 “Putin não ouviu a mensagem de paz de Bolsonaro”, diz ministro
3 Em Chernobyl, Rússia vence batalha e captura usina nuclear
4 Taiwan relata nove aeronaves chinesas em seu espaço aéreo
5 PT critica "agressão” dos EUA contra a Rússia, mas apaga nota

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.