Leia também:
X Polícia apreende maconha em pacotes com foto de Neymar

Academia antecipa reunião sobre agressão de Will Smith

Instância a cargo dos prêmios Oscar adiantou sessão por motivos procedimentais

Pleno.News - 07/04/2022 10h44 | atualizado em 07/04/2022 10h58

Will Smith durante discurso pelo Oscar de Melhor Ator Foto: EFE/EPA/ETIENNE LAURENT

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciou que se reunirá nesta sexta-feira (8) para discutir possíveis sanções contra Will Smith por esbofetear Chris Rock. A reunião antecipa em dez dias a data prevista inicialmente.

A instância a cargo dos prêmios Oscar adiantou a sessão por motivos procedimentais. Expulsar ou suspender o protagonista de King Richard: Criando Campeãs exige dar-lhe tempo de resposta, mas visto que Smith renunciou à Academia na semana passada, isso já não é mais necessário.

– É pelo melhor interesse de todos os envolvidos que isso seja administrado de forma oportuna – disse o presidente da Academia, David Rubin, em carta endereçada aos membros da diretoria nesta quarta-feira (6).

Will Smith renunciou à Academia na última sexta-feira, cinco dias depois de agredir o comediante Chris Rock durante a cerimônia de entrega do Oscar, transmitida ao vivo.

O ator de 53 anos declarou posteriormente que seus atos, que ofuscaram a maior festa de gala de Hollywood, tinham sido “impressionantes, dolorosos e indesculpáveis”. Os presentes no Teatro Dolby ficaram boquiabertos quando Smith subiu no palco para esbofetear Rock depois que o comediante fez uma piada sobre a cabeça raspada de sua esposa, Jada Pinkett Smith. A atriz tem alopecia, uma condição que causa perda de cabelo.

Meia hora depois da agressão, Smith ganhou o Oscar de melhor ator por seu papel em King Richard: Criando Campeãs, que conta a trajetória familiar das irmãs Venus e Serena Williams para se tornarem estrelas do tênis.

O quinto homem negro a conquistar o maior prêmio para um ator poderia ter sido expulso da Academia; mas ao renunciar, esta possibilidade foi descartada.

– Estou renunciando à filiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, e aceitarei qualquer consequência que a diretoria considere apropriada – declarou.

Algumas pessoas pediram que o Oscar lhe seja retirado, mas é algo considerado pouco provável, visto que homens como Harvey Weinstein e Roman Polanski, envolvidos em escândalos sexuais, mantiveram seus prêmios.

Tradicionalmente, o ganhador do Oscar de melhor ator é convidado no ano seguinte para apresentar a categoria na cerimônia do Oscar.

– Espero que a Academia me convide de novo – disse Smith ao receber sua estatueta.

Kenny Rock, irmão de Chris Rock, disse ao Los Angeles Times que Smith “denegriu” o comediante “diante de milhões de espectadores que assistiam ao programa”.

*AE

Leia também1 Will Smith deixa a Academia do Oscar: “Traí confiança”
2 Irmão de Chris Rock não aceita desculpas de Will Smith
3 Will Smith irá para retiro após tapa em Chris Rock, diz jornal
4 Chris Rock repreende fã que xingou Will Smith em stand up
5 Will Smith foi convidado a se retirar do Oscar, mas recusou

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.