Leia também:
X Coroa de espinhos que seria de Jesus foi salva de incêndio

8 curiosidades que talvez você não saiba sobre Notre-Dame

A construção é uma das mais antigas da França

Mayara Macedo - 16/04/2019 18h10

Notre-Dame Foto: Pixabay

A Catedral de Notre-Dame é um dos pontos turísticos mais famosos, não só de Paris, mas do mundo. O monumento foi tomado por um incêndio na última segunda-feira (15), e ainda não se sabe a proporção da destruição.

A igreja não é um simples prédio, mas guardava muitas histórias e algumas curiosidades. Confira!

1. Notre-Dame começou a ser construída em 1163, sendo uma das construções mais antigas da França. Com estilo gótico, ela levou 200 anos para ficar pronta.

2. A animação O Corcunda de Notre-Dame não tem esse nome por acaso. A história, baseada no livro do famoso escritor francês Victor Hugo, tem a igreja como cenário principal. O personagem principal das obras é o corcunda Quasímodo, que mora e trabalha na Catedral e se apaixona pela cigana Esmeralda. Victor Hugo se inspirou em um operário que trabalhou de verdade em Notre-Dame para criar o protagonista, que mais tarde, tornou-se um clássico da Disney.

3. O interior da igreja é decorado com pedras e vitrais que recriam histórias bíblicas.

4. A personalidade histórica Joana d’Arc foi beatificada na Catedral em 1920. Joana participou ativamente da Guerra dos Cem Anos, chegando a liderar tropas. Porém, seu fim foi trágico: ela foi queimada viva em um fogueira, acusada de feitiçaria, com apenas 19 anos de idade.

5. Notre-Dame foi palco da coroação de Napoleão Bonaparte em 1804, que foi imperador da França.

6. A igreja abriga diversos artefatos históricos, como manuscritos medievais e alguns objetos. Também é lá que está um pedaço da cruz na qual Jesus foi crucificado, e a suposta coroa de espinho usada por Ele, segundo a Igreja Católica.

7. Durante a Revolução Francesa, 28 estátuas que ficavam na Galeria dos Reis foram decapitadas. Elas representavam personagens da Bíblia.

8. O marco zero de Paris está localizado exatamente em frente à Catedral. Ele marca o quilômetro zero que sai da cidade francesa.

Leia também1 Coroa de espinhos que seria de Jesus foi salva de incêndio
2 Família doa 100 milhões de euros para Notre-Dame
3 'Colapso de Notre-Dame foi evitado por questão de 30 min'

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.