Leia também:
X Mulher é flagrada dando à luz dentro do Mar Vermelho

7 anos de guerra na Síria. Veja fotos e datas marcantes

Conflito começou no dia 15 de março de 2011; mais de 350 mil já morreram

Camille Dornelles - 15/03/2018 13h06 | atualizado em 16/03/2018 12h17

A guerra na Síria completa sete anos nesta quinta-feira (15). Infelizmente, o conflito entre rebeldes e o governo de Bashar Al-Assad não tem previsão para terminar, de acordo com afirmações da Anistia Internacional e da Organização das Nações Unidas.

Para explicar como a guerra civil ficou tão extensa e violenta, o Pleno.News apresenta alguns dos fatos mais importantes deste conflito.

15 de março de 2011
O presidente da Síria, Bashar Al-Assad, denuncia uma “rebelião armada de grupos salafistas”, composta por pessoas insatisfeitas com seu governo. A maioria da população, sunita, pede pela queda do regime.

17 de julho de 2012
Rebeldes e militares desertores, formando o Exército Livre da Síria, cercam a capital Damasco e tomam a cidade de Alepo.

30 de abril de 2013
O Irã e o Hezbollah libanês declaram apoio ao governo sírio, por também serem de vertente xiita. O grupo armado passa a oferecer armas e auxiliar os militares de Assad.

21 de agosto de 2013
Os Estados Unidos entram na guerra como força de paz, buscando o desmantelamento do arsenal químico que governistas foram acusados de obter. Eles assinam um acordo com a Rússia para não realizarem bombardeios.

Foto do menino dentro da ambulância foi feita pelo fotógrafo Mahmoud Rslan em agosto de 2016. O menino Omran Daqneesh, então com 5 anos, foi resgatado junto com a irmã Foto: Mahmoud Rslan/Reprodução

30 de setembro de 2015
A Rússia, aliada do regime, não cumpre o acordo e faz bombardeios aéreos contra grupos terroristas, entre eles o Estado Islâmico (EI). Mas os rebeldes e o Ocidente acusam Moscou de atacar grupos moderados contrários a Assad.

5 de novembro de 2016
A força curdo-árabe apoiada pelos Estados Unidos lança uma grande ofensiva para recuperar Raqa, capital de fato do Estado Islâmico na Síria, paralelamente à ofensiva realizada contra Mossul, o reduto no Iraque do EI.

22 de dezembro de 2016
O regime reconquista Alepo, sua maior vitória ante os rebeldes desde o início da guerra, graças ao apoio militar de seus aliados russos e iranianos.

Pais correm com seus filhos após ataque em Alepo, na Síria Foto: Ameer Alhalbi/Reprodução

7 de abril de 2017
Os Estados Unidos lançam 59 mísseis contra uma base aérea do centro da Síria. Washington alegou ser uma retaliação de um suposto ataque químico à cidade rebelde de Khan Sheikhun, onde 30 crianças morreram. Seis pessoas morrem nos bombardeios, segundo o governo de Damasco.

26 de fevereiro de 2018
Secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, pede um cessar-fogo imediato para entrega de ajuda humanitária. Rebeldes se refugiam na região de Guta Oriental após a retomada de Alepo.

3 de março de 2018
Rússia propõe a criação de uma pausa humanitária para que todos os dias, das 9h às 14h, não haja bombardeios e equipes de resgate possam retirar moradores. Guta Oriental é bombardeada mais de 40 vezes.

Leia também1 Ano de 2017 foi o mais mortal para crianças na Síria
2 Guerra da Síria matou mais de 350 mil em sete anos
3 Guerra na Síria é associada à profecia escrita em Isaías 17

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.