Leia também:
X Cuba começa processo para escolher substituto de Castro

207 crianças-soldado são libertadas no Sudão do Sul

Unicef intermediou acordo. Esta é a segunda vez no ano que menores são libertados no país

Gabriela Doria - 18/04/2018 11h09

Crianças eram treinadas para se tornarem soldados Foto: Pixabay

Um grupo de 207 crianças-soldado foi libertado no Sudão do Sul em virtude de um acordo alcançado com a mediação do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), informou a Unicef nesta quarta-feira (18).

Os menores, 112 meninos e 95 meninas, foram postos em liberdade ontem por grupos armados pró-governo e rebeldes, na comunidade rural de Bakiwiri, no estado de Equatória Ocidental.

Este é o segundo grupo de crianças-soldado libertado neste ano, depois da libertação de 300 menores em fevereiro na cidade de Yambio, na mesma região.

A Unicef espera que nos próximos meses um total de 1.000 crianças sejam libertadas através deste programa, que prevê a reinserção dos menores na sociedade.

– Nenhuma criança deveria ter que pegar em uma arma e nem combater – disse o representante da Unicef no país, Mahimbo Mdoe.

Durante a cerimônia de libertação, as crianças foram formalmente desarmadas e receberam roupas civis.

Em breve, está previsto que passem por exames médicos e tenham apoio psicológico como parte do programa de reintegração. Quando as crianças retornarem a suas casas, suas famílias terão direito a três meses de assistência alimentícia para apoiar sua reintegração inicial.

As crianças também receberão formação profissional destinada a melhorar a renda familiar e a segurança alimentar, a fim de evitar que voltem a ser capturadas por grupos armados.

O Unicef calcula que ainda há cerca de 19 mil crianças-soldado no Sudão do Sul, tanto em grupos favoráveis às autoridades como nos insurgentes.

Leia também1 Veja como ajudar as vítimas da guerra na Síria
2 Acidente com ônibus escolar mata 27 crianças na Índia
3 Veja apps de rastreamento que prometem ajudar as mães

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.