Leia também:
X Haiti pede ajuda internacional para investigar assassinato de presidente

20 médicos morrem, e Indonésia luta por 3ª dose da CoronaVac

Dez enfermeiros vacinados também morreram vítimas da Covid-19

Pleno.News - 08/07/2021 16h45 | atualizado em 08/07/2021 17h20

Funeral de vítimas da Covid-19 em Jacarta, Indonésia Foto: EFE / EPA / ADI WEDA

Na Indonésia, cerca de 95% dos funcionários da Saúde foram totalmente vacinados principalmente com o imunizante da Sinovac, a CoronaVac, segundo a Associação dos Hospitais da Indonésia (IHA). Deste profissionais, pelo menos 20 médicos e 10 enfermeiros morreram desde junho, mesmo imunizados.

No meio do surto de infecções pelo coronavírus, alguns médicos questionam agora a eficácia da vacina, embora o governo indonésio diga que o problema reside na variante Delta, e não na vacina. Ainda assim, os especialistas estão pedindo que eles recebam uma terceira dose do imunizante chinês, que também é aplicado no Brasil, no Chile e em vários países da América Latina.

A maioria dos profissionais de Saúde infectados apresenta apenas sintomas leves, mas um levantamento realizado pela Reuters com médicos, diretores de hospitais e chefes da indústria da Saúde indica que milhares foram forçados a isolar-se na ilha de Java, lar de cerca de 150 milhões de pessoas e o epicentro do agravamento do surto indonésio de Covid.

Lia Partakusuma, secretária-geral da IHA, diz ter feito um levantamento nos grandes hospitais estatais das principais cidades de Java.

– Dizem que 10% do seu pessoal está com Covid. Esses funcionários deveriam isolar-se durante duas semanas – contou, embora outros médicos tenham dito que muitos foram afastados por apenas cinco dias, por serem imprescindíveis no trabalho.

O aumento das mortes e infecções dos trabalhadores da Saúde não poderia acontecer em pior momento, segundo médicos e executivos hospitalares. Contra a escassez de pessoal, os hospitais estão recrutando voluntários (farmacêuticos, radiologistas e estudantes de Medicina).

Um executivo de uma cadeia hospitalar, que falou sob condição de anonimato, disse que cuidar de pacientes de Covid-19 requer frequentemente competências que não podiam ser fornecidas por estudantes ou outros voluntários.

– Não é realmente uma solução – disse o executivo.

Os epidemiologistas afirmam que as baixas taxas de testes significam que os dados oficiais de Covid-19 não refletem a real extensão do surto no país.

Os especialistas agora estão pedindo que os profissionais da Saúde na Indonésia recebam uma terceira dose da CoronaVac.

*EFE

Leia também1 Em colapso, Indonésia registra recorde de mortes por Covid-19
2 Entre 53 países, Argentina é o pior para viver na pandemia
3 Ministério da Saúde lança nova campanha de vacinação contra Covid
4 OMS: Mortes por coronavírus no mundo ultrapassam 4 milhões
5 OMS pede maior financiamento para vacinar 40% da população até fim do ano

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.