Leia também:
X Brasil perde negócio de mais de R$ 250 bilhões após fala de Lula

Primeira missão comercial à Lua perde conexão com nave

"Nunca desistiremos", disseram envolvidos no projeto da Ispace

Pleno.News - 25/04/2023 17h44 | atualizado em 26/04/2023 14h00

Sonda japonesa Hakuto-R Foto: ispace / Divulgação

A sonda japonesa Hakuto-R deveria ter pousado na superfície da Lua nesta terça-feira (25); mas, até agora, não deu sinais de contato com o centro de controle que a monitora da Terra, tornando incerto o destino da missão.

A empresa Ispace, responsável pelo projeto, explicou em comunicado que “o centro de controle da missão Hakuto-R em Nihonbashi (Tóquio) não foi capaz de confirmar o sucesso do Lunar Lander, a espaçonave que deveria explorar nosso satélite”.

A missão deveria ter chegado a seu destino às 16h41 GMT (13h41 em Brasília), de acordo com a contagem regressiva que podia ser vista na transmissão ao vivo oferecida pela empresa japonesa.

– Na ausência de qualquer notícia, os engenheiros de operações continuam trabalhando para confirmar o status atual do módulo de pouso. Mais informações sobre sua situação serão anunciadas assim que estiverem disponíveis – acrescenta o comunicado.

Esperava-se que o sinal da sonda levasse alguns minutos para ser recebido, mas à medida que o tempo passava sem notícias do módulo de pouso e a tensão na sala aumentava, a empresa decidiu interromper momentaneamente a transmissão ao vivo até que mais detalhes estivessem disponíveis.

Cerca de 20 minutos depois, a Ispace retomou a conexão, e um porta-voz informou que a comunicação com a espaçonave foi mantida até momentos antes da alunissagem, mas que acabou se perdendo.

A equipe ainda está pesquisando o status da missão, embora o mesmo porta-voz tenha classificado como um sucesso o fato de terem estabelecido uma conexão com a espaçonave nos últimos momentos antes do pouso.

“NUNCA DESISTIREMOS”
Apesar dos semblantes sérios da equipe e do público que assistia à alunissagem, o porta-voz disse que os envolvidos no projeto estão “muito orgulhosos” com vários aspectos da missão, “como a obtenção de dados momentos antes do pouso”.

– Essa é uma grande conquista para as duas missões futuras. Nós continuaremos, nunca desistiremos – disse ele, agradecendo a todos os funcionários que contribuíram para essa missão desde o início da empresa e às suas famílias, bem como aos acionistas clientes e outros envolvidos.

A japonesa Ispace é a primeira empresa privada do mundo a planejar o pouso de uma nave espacial na Lua.

A Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA) enviou uma missão semelhante em colaboração com a NASA em novembro do ano passado, embora a comunicação com a Nasa também tenha sido perdida um dia após o lançamento.

LANÇAMENTO
A sonda lunar Hakuto-R foi lançada a bordo de um foguete SpaceX Falcon 9 em Cabo Canaveral, na Flórida, nos Estados Unidos, em dezembro do ano passado.

Com cerca de 2,3 metros de altura e 2,6 metros de comprimento, ela carrega um pequeno robô de exploração desenvolvido pela JAXA e pela empresa japonesa Tomy, bem como um veículo lunar projetado pelos Emirados Árabes Unidos.

O Centro Espacial Mohammed Bin Rashid, do país árabe, também se pronunciou sobre a caso, escrevendo em sua conta no Twitter que a Ispace “continuará a investigar as comunicações no módulo de pouso da Hakuto-R”.

A espaçonave começou a descer hoje de uma altitude de 100 quilômetros acima da Lua e deveria pousar em Atlas, uma cratera de 87 quilômetros no hemisfério norte lunar.

O objetivo da primeira missão Hakuto-R é testar as tecnologias de descida e manobrabilidade de seus dispositivos e seria considerada bem-sucedida se conseguisse manter a comunicação e a operabilidade dos dispositivos após o pouso.

Fundada em 2010, a Ispace se define como uma empresa “global” cuja visão é “expandir o planeta e o futuro por meio de ações concretas, como a oferta de serviços de transporte de baixo custo e alta frequência entre a Terra e a Lua”.

A empresa tem escritórios no Japão, em Luxemburgo e nos Estados Unidos, e tem projetos conjuntos com Nasa e Agência Espacial Europeia.

*EFE

Leia também1 Brasil perde negócio de mais de R$ 250 bilhões após fala de Lula
2 Faculdade veta convite a chinesa que ia falar contra comunismo
3 Joe Biden diz que precisa se reeleger para 'terminar trabalho'
4 Dino condena protestos contra Lula e provoca conservadores
5 Empresa japonesa tentará hoje ser a primeira a pousar na Lua

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.