CORONAVÍRUS
- Tudo o que você precisa saber
-->
Leia também:
X No Mercosul, Bolsonaro pede diálogo e defende democracia

162 mineradores morrem soterrados em mina de jade

Acidente ocorreu em Mianmar, país localizado no sudeste da Ásia

Rafael Ramos - 02/07/2020 12h19 | atualizado em 02/07/2020 12h53

Pelo menos 162 mineradores morreram soterrados, nesta quinta-feira, em um deslizamento de terra que aconteceu em uma mina de jade de Mianmar, no sudeste asiático. O acidente aconteceu enquanto os trabalhadores escavavam em uma mina na cidade de Hpakant e foram surpreendidos por uma onda de lama que chegou a 6 metros de altura.

O deslizamento aconteceu devido às semanas de fortes chuvas, que transformaram a mina de jade em um lago. Próximo ao local havia um acúmulo de resíduos de mineração, que teve as fundações enfraquecidas por causa da água.

De acordo com o Departamento do Corpo de Bombeiros de Mianmar, todos os corpos já foram encontrados. 54 pessoas ficaram feridas e foram enviadas para hospitais próximos.

Apesar de ser o maior produtor mundial de jadeíte, acidentes nesses locais parecem ser comuns no país. No ano passado, 54 pessoas morreram em um deslizamento de terra de uma mina da mesma cidade.

A ONG Global Witness já havia denunciado, em 2015, a situação precária em que os mineiros trabalham. Alguns chegam a ser explorados por guerrilheiros, senhoras da guerra, traficantes e drogas e militares.

Leia também1 Especialista ressalta baixa imunidade contra nova H1N1
2 Produção industrial avança 7% com retomada das atividades
3 Bolsonaro se emociona com palavras de pregadora cega
4 Caixa "misteriosa" aparece em praia do litoral do Nordeste
5 Mulher é atingida por árvore e morre no dia do aniversário

Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo