Leia também:
X Chineses deverão escanear identidade para pegar trens

10 fatos sobre a tribo isolada que matou missionário

Aborígenes que receberam John Chau a flechadas são famosos pelo comportamento agressivo

Jade Nunes - 27/11/2018 13h53 | atualizado em 27/11/2018 15h59

A morte do missionário americano John Allen Chau, de 27 anos, chocou o mundo na última semana. Chau tentava divulgar o Evangelho em uma ilha no Oceano Índico mas foi recebido a flechadas pela tribo local.

Atualmente, o governo indiano tenta resgatar o corpo do jovem. As autoridades, porém, acham improvável ter sucesso na missão, já que os aborígenes não costumam receber bem os visitantes.

Mas afinal o que se sabe sobre a Ilha Sentinela do Norte e seus habitantes? Abaixo, conheça mais sobre esse povo:

1. Como a tribo vive, e sempre viveu, isolada do mundo, até hoje não se sabe o idioma que eles falam.

2. Estima-se que haja entre 50 e 150 pessoas na ilha.

3. Eles estão entre os últimos a não terem contato com a civilização moderna.

4. Este é considerado o povo mais isolado do planeta.

5. Há relatos nas cartas de Marco Polo, no século 13, que indicam a existência da ilha. Historiadores, porém, acreditam que ele nunca desembarcou no local.

6. Um dos primeiros contatos do homem moderno com os sentineles foi em 1880. Uma expedição europeia liderada pelo antropólogo Maurice Vidal Portman sequestrou dois idosos e quatro crianças para “estudá-los”. As crianças foram devolvidas mas os idosos morreram de doenças. Acredita-se que a partir daí eles ficaram mais agressivos com os forasteiros.

7. O único encontro amigável até hoje aconteceu em 1991, quando o antropólogo indiano Triloknath Pandit interagiu com a população após mais de 20 anos de observação a distância.

8. A maior parte da ilha é formada por floresta densa. A dieta deles consiste principalmente de coco e peixe. Mas também comem tartarugas, porcos selvagens e pequenos pássaros. O povo não é canibal. Mas como foram para a ilha antes do surgimento da agricultura, ainda são caçadores-coletores.

9. Em 2004 houve um grande tsunami na região. A princípio se pensava que eles houvessem sido exterminados. Mas após missões de reconhecimento aéreo, foi constatado que os sentineles foram para uma parte alta da ilha e não sofreram nenhum dano. O que evitou a tragédia, provavelmente, foi o conhecimento que eles adquiriram ao longo das gerações para perceber o movimento estranho da terra e também o comportamento de pássaros, que costumam fugir quando pressentem desastres naturais.

10. Em 1996, as autoridades indianas resolveram proibir qualquer expedição à ilha. Hoje, o lugar é reconhecido como entidade soberana e possui uma zona de exclusão com uma área de 5,6 km.

Leia também1 Missionário morto: "Dou glória do que quer que aconteça"
2 "Era nosso amado filho", diz família de missionário morto
3 Missionário dos EUA é morto ao entrar em ilha isolada

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.