Leia também:
X Ticiane Pinheiro revela que já escolheu nomes para o bebê

Alimentos que influenciam nas dores de cólicas menstruais

Veja o que consumir e o que evitar durante o período

Mayara Macedo - 04/01/2019 15h02 | atualizado em 04/01/2019 15h49

Frutas vermelhas liberam substância que ajuda a aliviar a cólica Foto: Pixabay

A maioria das mulheres sofre com as terríveis cólicas menstruais. O nível da dor e os sintomas variam muito, desde enjoos até desmaios. Existem inúmeras técnicas para aliviar o desconforto, como colocar compressa de água quente no abdômen e não andar descalça. Mas, o que muita gente não sabe é que os alimentos ingeridos durante o período menstrual podem ajudar ou piorar as cólicas.

O Pleno.News listou as comidas que auxiliam no alívio da dor e as que devem ser evitadas. Confira:

FRUTAS VERMELHAS
Nas frutas vermelhas existe um componente chamado flavonoide, que é um antioxidante natural que ajuda no processo inflamatório. Sucos de uva integrais também auxiliam no combate à dor, pois possui a mesma substância.

PEIXES DE ÁGUA FRIA
A sardinha, o salmão e o atum são três peixes ricos em gordura boa e em ômega 3, e são moduladores inflamatórios. Além disso, eles diminuem a contração uterina. O recomendado é consumir três vezes na semana, durante o período menstrual.

FRANGO
As carnes magras têm potencial inflamatório pequeno, por isso são mais recomendadas. O frango, e o peixe já citado acima, são as melhores opções para quem sofre de cólicas. O modo de preparo também é importante: evite prepará-los fritos.

OLEAGINOSAS
Nozes, amêndoas e castanhas são alguns exemplos de oleaginosas que são fontes de vitamina do complexo B que, por sua vez, contém magnésio, que ajuda no relaxamento da musculatura. O ideal é comer um punhado por dia. De mesmo modo, as sementes de linhaça, girassol e gergelim são ricas em magnésio.

O QUE EVITAR?

ALIMENTOS GORDUROSOS
Carnes vermelhas, leite e seus derivados devem ser evitados, pois impedem que o organismo absorva o magnésio. Além disso, a digestão desses alimentos são mais difíceis e podem deixar as mulheres mais irritadas.

CAFÉ
A cafeína estimula contrações dos músculos do baixo-ventre, ou seja, aumenta a dor da cólica.

SAL
Não é segredo para ninguém que sal retém líquido, e no período menstrual, o corpo feminino naturalmente faz isso. Por isso, é importante diminuir a quantidade de sal ingerida.

Leia também1 3 receitas fáceis para fazer com as crianças nas férias
2 Cuidados: Como ter uma alimentação saudável em 2019
3 Conheça quais os temperos que podem substituir o sal

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.