Leia também:
X Assista: Damares parabeniza as leitoras do Pleno.News

Não deu certo: 5 campanhas mal planejadas de 8 de março

Uma das campanhas orienta a "pensar como homem"

Pierre Borges - 08/03/2021 12h00

Mulher irritada
Saiu pela culatra: campanhas mal planejadas para mulheres Foto: Robin Higgins/Pixabay

Em pleno Dia Internacional das Mulher (8), muitos pensam em formas de homenagear aquelas a quem amam e consideram especiais. Inclusive, as agências de publicidade movimentam verbas e criatividade para dar destaque ao público feminino. No entanto, nem sempre acertam. E o que deveria ser uma homenagem acaba se tornando uma brincadeira de mal gosto.

Confira a seguir cinco campanhas mal planejadas para o Dia Internacional das Mulher.

5. TODOS OS PRODUTOS, MENOS ALGUNS

Fachada Saraiva
Livraria Saraiva foi criticada nas redes sociais Foto: Eduardo P/Wikimedia Commons

Em 2017, a livraria Saraiva fez uma campanha para o Dia das Mulher, dando 50% de desconto às mulheres na compra de livros de “interesses gerais”. Inicialmente, a campanha foi muito bem vista e aceita, mas as mulheres perceberam que algumas categorias de livro estavam excluídas da promoção.

O regulamento da promoção afirmava que o desconto não era válido “para as áreas de Contabilidade, Ciências Biológicas, Exatas, Curso de Idiomas, Didáticos, Direito, Engenharia, Tecnologia, Informática e Medicina”. Isso gerou críticas de usuários e usuárias das redes sociais que afirmaram que a seleção de livros escolhida pela empresa seria preconceituosa.

4. NO DIA DAS MULHER, VEJA HOMENS DE CUECA

A marca de cuecas Zorba realizou uma campanha polêmica em 2018. Além de incentivar, nas redes sociais, que seus clientes usassem uma cueca especial para agradar as mulheres, a marca também realizou um vídeo de “homenagem” às mulheres com imagens de homens sem camisa e de cueca ao som de aplausos e gritos femininos.

A Zorba não publicou nenhuma retratação, mas retirou as publicações do ar.

3. CÍLIOS NOS SEMÁFOROS

Cílios no semáforo em curitiba dia das mulheres
A prefeitura de Curitiba colocou cílios nos semáforos Foto: Reprodução

Também em 2018, a prefeitura de Curitiba achou que seria uma boa ideia gastar dinheiro público para enfeitar os semáforos da cidade com cílios postiços em homenagem às mulheres. Ainda para piorar a situação, em entrevista à Band News, a Coordenadora de Política da Mulher, Ana Claudia Machado, disse que “a ideia é motivar as mulheres, pois quando elas veem este simbolismo no semáforo, elas prestam atenção nelas também e em sua importância”.

A Prefeitura de Curitiba afirmou em nota que seu envolvimento com a ação foi apenas por meio do Setran (Serviços de Trânsito e Consultoria Ltda.), que viabilizou para o estado a intervenção urbana.

2. FOLGA PARA OS HOMENS

Campanha de dia das mulheres do mc donalds
Campanha de dia das mulheres do Mc Donalds Foto: Reprodução

Exatamente no dia 8 de março, o Mc Donalds decidiu homenagear suas funcionárias colocando para trabalhar as equipes exclusivamente femininas em alguns restaurantes. Durante todo o dia, em 2018, 20 restaurantes da rede de fastfood funcionaram apenas com funcionárias mulheres.

A reação nas redes sociais variava entre usuários que reclamavam e outros que ridicularizavam a campanha. Muitos deduziram que os homens tinham recebido folga.

Em nota, o McDonald’s afirmou que os homens não foram dispensados, e sim realocados em outras unidades além desses vinte restaurantes. Ainda no texto, a rede de fastfood diz que lamenta “que alguns clientes tenham concluído a mensagem de maneira equivocada.”

1. PENSE COMO UM HOMEM

Campanha de dia das mulheres da bic
Campanha de dia das mulheres da Bic Foto: Reprodução

A fabricante de canetas Bic é a campeã da lista com a campanha realizada na África do Sul em 2015. Uma peça publicitária da marca “homenageava” as mulheres dizendo para elas “se parecerem com uma garota, agirem como uma lady, pensarem como um homem e trabalharem como um chefe”.

A campanha gerou inúmeras críticas, e a empresa acabou se desculpando publicamente pela gafe. “Pretendíamos fazer isso da forma mais empoderadora possível,” diz o texto. A empresa disse que pegou a frase de um blog sobre mulheres de negócios.

Leia também1 82% desconhece a opção de usar o próprio sangue em transfusão
2 Web diz que facada de Adélio teria 'evitado' mortes por Covid
3 Justiça obriga casal homoafetivo a devolver criança adotada
4 Cão que foi torturado e inspirou lei volta a andar com prótese
5 No Amapá, homem é preso por estuprar filha de 4 anos

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.