Leia também:
X Especialista explica como prevenir e tratar olheiras

Especialista explica principais cuidados para cabelos cacheados

É importante investir em uma rotina de hidratações toda semana

Pleno.News - 24/02/2023 14h37 | atualizado em 24/02/2023 16h17

Mestre dos Cachos dá dicas e explica os principais cuidados que toda pessoa de cabelo cacheado e crespo precisa ter Foto: Divulgação

Uma característica comum dos cabelos cacheados e crespos é o ressecamento nas pontas. Isso acontece porque seu formato espiralado impede que a oleosidade da raiz chegue até o comprimento e o final dos fios – causando, assim, o aspecto mais seco. Por isso, o influenciador e cabeleireiro Hemerson da Silva Santos, conhecido como Mestre dos Cachos, afirma que a dica principal para exibir madeixas bonitas e bem tratadas é investir em uma rotina de hidratações toda semana.

– Para quem consegue reservar três dias para dar uma atenção a mais aos fios, a dica é combinar a hidratação com nutrições e reconstruções e fazer o conhecido cronograma capilar. Já para aquelas que têm o dia a dia mais corrido, o ideal é reservar, pelo menos, uma ou duas vezes na semana para fazer o tratamento, ainda que seja no próprio banho – disse o especialista, morador de Nilópolis, na Baixada Fluminense.

Além da hidratação, outro cuidado importante para as donas de fios cacheados e crespos é a umectação. Segundo Hermerson, esse procedimento é ideal para tratar o ressecamento de maneira mais profunda. O cabeleireiro explicou ainda que essa técnica consiste em aplicar óleo da raiz às pontas do cabelo, enluvando bem as mechas e massageando o couro cabeludo para tirar a textura áspera e estimular o crescimento, respectivamente. Depois, basta deixar o produto agindo no cabelo por algumas horas e, depois, contar com a ajuda do condicionador para a retirada no chuveiro.

– Como é feito com óleos, esse tipo de tratamento é ideal para nutrir as madeixas, deixando-as mais brilhosas e livres de frizz. Mas, além disso, ela também conta com a vantagem de fortalecer os fios e ajudar a prevenir a desagradável quebra – explicou Hemerson.

Na hora de lavar os cachos, também é preciso tomar alguns cuidados com a escolha do shampoo. Para não piorar o ressecamento, uma dica importante é priorizar produtos que contem com fórmulas menos agressivas. Ou seja, que promovam a limpeza necessária sem retirar a oleosidade natural do couro cabeludo.

– Também vale evitar a lavagem diária, já que os cabelos cacheados e crespos não costumam acumular oleosidade e podem ser limpos em dias alternados sem sofrer com o incômodo no couro cabeludo e o aspecto ensebado – aconselhou o Mestre dos Cachos.

Hemerson também contou que para conseguir cachos bonitos na finalização, além de escolher a técnica que mais atende suas necessidades: fitagem, plopping ou dedoliss, por exemplo. É preciso escolher com cuidado o creme de pentear.

– Como os fios crespos e cacheados não são lavados todos os dias, o segredo para deixá-los intactos até a próxima lavagem é preferir produtos que consigam garantir a hidratação e definição necessárias para resistir ao longo dos dias. Por isso, antes de escolher um finalizador para chamar de seu, procure saber o tipo do seu cabelo, pesquise que tipo de textura e fórmula mais o favorece e, depois, vá fazendo testes até encontrar o que mais deixa seus cachos do jeito que você mais gosta – ensinou.

Mesmo usando o creme e a finalização correta, em algumas ocasiões, pode acontecer dos cachos amanhecerem desarrumados.

– Quando isso acontece no dia da lavagem, basta entrar no chuveiro e pentear tudo novamente; mas, quando não é, o que fazer? É simples: para continuar com os cachos bonitos sem precisar atrapalhar sua rotina, a dica é ter uma misturinha no borrifador para revitalizar apenas as partes comprometidas – disse Hemerson.

E acrescentou:

– Nesse truque, uma boa dica para não deixar os fios com excesso de produtos é misturar um leave-in mais leve com um pouco de água e, ainda, um componente que ajude a hidratar e resolver o frizz – como o óleo, por exemplo.

Leia também1 Cantor sertanejo morre após ser atingido por raio em Goiás
2 Assaltante que fez transmissão ao vivo durante roubo é preso
3 Rita Lee é internada em hospital de São Paulo: "Estado delicado"
4 Italiano manda jornalista calar a boca durante programa ao vivo
5 Anvisa suspende lotes de preservativos por falha em teste

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.