Leia também:
X Shopping é denunciado por mãe de menina deficiente

Verão: Cuidados que gestantes devem ter na estação do calor

As grávidas estão mais predispostas a sofrerem com queda de pressão, inchaços e manchas na pele

Pleno.News - 03/12/2018 16h08

Gestantes devem priorizar o conforto na hora de escolher as roupas Foto: Pixabay

O último mês do ano chegou, e no próximo dia 21 começa a estação mais quente de todas: o verão. Há quem ame e quem odeie as altas temperaturas, mas todos devem tomar cuidados extras, principalmente as grávidas.

As gestantes fazem parte do grupo que talvez mais sofra nessa época. Além de estarem lidando com todas as mudanças do corpo, ainda precisam suportar os desconfortos trazidos pelo verão. A começar pelo fato de que elas sentem mais calor que o normal, por conta da aceleração do metabolismo.

Pensando nisso, o Pleno.News listou as melhores dicas para diminuir os incômodos na gravidez durante o calor.

INCHAÇO
Causado pela retenção de líquidos, a principal recomendação é justamente a ingestão de muita água. Praticar exercícios físicos, não permanecer na mesma posição por muito tempo e dormir com as pernas sutilmente erguidas também colaboram para melhorar a circulação do sangue. Drenagem linfática é ótima para as gestantes, desde que sejam feitas por profissionais e com autorização médica.

TONTURAS E DESMAIOS
As temperaturas elevadas implicam na queda da pressão arterial, que deixa a futura mamãe mais cansada. Nesse caso, a dica é continuar bebendo bastante água, usar roupas leves, evitar lugares superlotados e ter uma rotina de alimentação regradinha, evitando passar muito tempo sem comer. Para quem acha que basta aumentar a quantidade de sal ingerido, não se engane! O componente vai apenas aumentar a retenção de líquidos e consequentemente o inchaço.

DORES DE CABEÇA
É muito comum sentir dores de cabeça em tempos de calor. Geralmente, isso acontece por conta da desidratação. Mais uma vez, consumir muita água é a melhor maneira de evitar o desconforto. Porém, outros fatores podem ser os causadores do problema, como ficar debaixo do sol, pressão baixa e índice glicêmico baixo. E a alimentação saudável também ajuda a manter tanto o açúcar como o sal equilibrados no organismo.

MANCHAS NA PELE
Melasmas e estrias são os pesadelos de muitas grávidas. Para evitar as manchas, o indicado é abusar do protetor solar e aplicá-lo a cada duas horas. De preferência os oil free ou a base de gel, caso a sua pele seja oleosa. Evitar tomar sol no rosto e usar bonés e chapéus com proteção UV. Para prevenir as estrias, a dica é não coçar as áreas do corpo que estão esticando (barriga, seios, bumbum), e passar cremes específicos para se hidratar bastante.

ROUPAS
As gestantes devem priorizar o conforto. Fugir de roupas que apertem ou aquelas que são justas demais, dando preferência a peças de panos leves e larguinhas. Evitar as que não deixam a pele transpirar, usando de preferência algodão, que se adapta ao clima ambiente.

AR-CONDICIONADO
Quase que de modo unânime, o item é o favorito para quem quer fugir do calor. Mas atenção às bruscas mudanças de temperatura! Gestantes têm imunidade mais baixa e isso pode prejudicá-las. Ressecamento do nariz, boca e garganta são alguns dos incômodos que podem ser causados pelo ar-condicionado. Por isso, deixe no ambiente climatizado um umidificador de ar, toalha molhada ou um balde com água.

ALIMENTAÇÃO
É no verão que as viroses se proliferam mais. Por causa disso, é melhor evitar lugares com procedência duvidosa quando for comer na rua. Como na praia ou em lugares públicos é impossível saber como foi o preparo da comida, a melhor saída é levar o lanche de casa.

Leia também1 Verão: cuidados na estação mais quente do ano
2 Sabrina e Duda mostram fotos do pré-parto e de Zoe
3 Receita! Salada de grão-de-bico é boa para sair da rotina

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.