Leia também:
X Sabrina Sato e Duda Nagle mostram o rosto da filha

Bebês com dor sentem alívio ao receber carinho, diz estudo

Gesto diminui estresse e sensação de dor

Gabriela Doria - 20/12/2018 20h48

Um estudo científico constatou que acariciar bebês ajuda a diminuir a sensação de dor e irritação que os pequenos podem estar sentindo. Segundo a pesquisa, o toque ativa reflexos nervosos que combatem sensações ruins.

A pesquisa encabeçada pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, usou um eletroencefalograma que identificou a diminuição de impulsos elétricos que causavam sensação de dor.

– Pais instintivamente acariciam seus bebês numa velocidade ideal. Nós elaboramos a hipótese de que essas carícias poderiam reduzir a atividade no cérebro relacionada com a dor. Mas nós não vemos uma redução na forma como eles refletem seus membros para longe no teste do pezinho. Isso poderia significar que nossa intervenção talvez esteja causando uma dissociação entre o movimento dos membros e a atividade cerebral – disse Rebeccah Slater, professora de Pediatria na Universidade de Oxford e líder do estudo.

Os resultados podem ser úteis para justificar a razão pela qual, por exemplo, ficar em contato direto com a pele do bebê ajuda a criança a criar laços com os pais.

– Estudos anteriores afirmam que carícias melhoram os laços entre pais e filhos, diminuem o estresse para ambos, e reduz a duração de estada em hospitais. Tocar parece ter um potencial analgésico sem o risco de efeitos colaterais – declarou Slater.

Leia também1 Giovanna Ewbank se esbalda com Titi em piscina
2 Sabrina Sato e Duda Nagle mostram o rosto da filha
3 Milene Domingues fala sobre os dois abortos que sofreu

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.