Leia também:
X Mãe de Gui cogita entrar na política para lutar por crianças com doenças raras

Esquerda francesa critica honoris causa a Lula por apoiar Putin

A França escolheu apoiar a Ucrânia

Pleno.News - 06/06/2025 16h10 | atualizado em 06/06/2025 16h23

Lula recebe honraria da Universidade Paris VIII Foto: Ricardo Stuckert / PR

No dia 3 de junho, o jornal francês Liberácion, ligado à esquerda, criticou a entrega do título de honoris causa ao presidente Lula (PT), apontando a ligação dele com ditadores como o presidente da Rússia, Vladimir Putin.

A crítica foi escrita por professores da Paris 8, universidade que concedeu a honraria ao político brasileiro. Segundo eles, a homenagem seria válida anos atrás, mas que agora, “a escolha parece altamente questionável”, já que o petista não personifica mais os valores da instituição.

– Desde o início da guerra na Ucrânia, aliás, Lula tem consistentemente equiparado o agressor ao agredido. E há menos de um mês, ele chegou a comparecer ao desfile militar de 9 de maio na Praça Vermelha, ao lado de Vladimir Putin e Xi Jinping, uma manifestação explicitamente voltada para equiparar a guerra contra a Ucrânia à luta contra o nazismo – diz parte da crítica.

Os professores também questionam a dificuldade da universidade de encontrar, entre figuras políticas, intelectuais e artistas brasileiros alguém que represente mais os valores da instituição para poder ser homenageado.

Ainda segundo eles, desde o começo da guerra entre Ucrânia e Rússia, a Paris 8 escolheu ficar do lado dos ucranianos, o que não é a visão política do presidente brasileiro.

Leia também1 Lula reclama por França não ter ratificado acordo com Mercosul
2 Alessandra Negrini tem celular furtado na porta de casa em SP
3 Elaine Martins é parabenizada por seu trabalho nos presídios
4 Saiba quem é a freira que já foi miss e está viralizada
5 Polêmica: Novo filho de Pantera Negra em HQ é branco

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.