Leia também:
X OMS pede que as pessoas evitem abraços nas festas de fim de ano

Câncer de Fátima Bernardes alerta sobre dados da doença

No Brasil, morre aproximadamente uma mulher, a cada 60 minutos, de câncer de colo do útero

Monique Mello - 07/12/2020 16h27 | atualizado em 13/10/2021 13h21

O número de diagnósticos de câncer no útero cresce no Brasil Foto: Freepik

Na última quarta-feira (2), Fátima Bernardes divulgou em suas redes sociais que descobriu um tumor no útero em exames de rotina. A apresentadora, infelizmente, faz parte de uma estatística que está numa crescente.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), cerca de 80% da população mundial será acometida por, pelo menos, um dos tipos de HPV ao longo da vida, e mais de 630 milhões de homens e mulheres estão infectados. No Brasil, acredita-se que haja de 9 a 10 milhões de infectados por esse vírus e que, a cada ano, 700 mil novos casos ocorram.

Segundo o INCA, aproximadamente uma mulher morre, a cada 60 minutos, de câncer de colo de útero no Brasil: são 16.370 novos casos e 8.079 mortes a cada ano. O câncer de colo de útero é o 3º mais comum entre mulheres no Brasil. Estima-se que para cada ano do biênio 2018/2019, haverá um risco de 15,43 casos a cada 100 mil mulheres.

Diante deste cenário, é fundamental conhecer e prevenir a doença. De acordo com a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), o câncer de colo do útero tem início com alterações na região cervical chamada de neoplasia intraepitelial cervical (NIC). Essa neoplasia no útero tem como característica um desenvolvimento lento, que sofre interferências da angiogênese do colo do útero (quando as células tumorais estimulam a formação dos novos vasos sanguíneos necessários para o fornecimento dos nutrientes essenciais para seu crescimento acelerado).

O câncer de colo de útero tem quase 100% de prevenção com vacinação, diagnóstico e tratamento

O câncer de colo do útero pode ser de três tipos, conforme explica ao Pleno.News, a Dra. Karina Tafner, ginecologista, obstetra e especialista em Endocrinologia Ginecológica:

– Existe o carcinoma de células escamosas, que representa 70 a 80% dos casos; adenocarcinoma, de células pequenas e o sarcoma uterino, que é um tumor formado a partir de músculos, gorduras e tecidos fibrosos. Esse tipo de câncer uterino, geralmente, é descoberto quando já está em um estágio avançado. A realização de exames preventivos, como o Papanicolau, aumenta as chances de um diagnóstico precoce e de cura. A colposcopia e a biópsia são exames que também podem ser realizados para o diagnóstico.

Dra. Karina informa também que para o tratamento do câncer de colo do útero podem ser realizados três tipos de procedimentos: cirurgia (tais como a criocirurgia, cirurgia a laser, conização, histerectomia, traquelectomia, extração pélvica ou dissecção dos linfonodos pélvicos), quimioterapia e radioterapia.

A vacinação preventiva está disponível para a população pelo SUS para meninas de 9 a 14 anos. O câncer de colo de útero tem quase 100% de prevenção com vacinação, diagnóstico e tratamento.

Dra. Karina Tafner, é ginecologista, obstetra, especialista em Endocrinologia Ginecológica e Reprodução Humana
Dra. Karina Tafner, é ginecologista, obstetra, especialista em Endocrinologia Ginecológica e Reprodução Humana Foto: Reprodução

Leia também1 "Você é forte", diz Túlio Gadelha em apoio a Fátima Bernardes
2 Fátima Bernardes revela que está com um câncer de útero
3 Planalto comemora o Dia da Pessoa com Deficiência
4 A importância do perdão no fortalecimento do casamento
5 Larissa Michelin fala sobre cuidados com corpo e mente

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.