Leia também:
X Primeiro

Von Bora, a mulher que foi fundamental para a Reforma

Alemã rompeu com a Igreja Católica para seguir o protestantismo

Jade Nunes - 30/10/2017 10h27 | atualizado em 30/10/2017 13h06

Katharina Von Bora Foto: Reprodução

O nome e legado de Martinho Lutero é extensivamente conhecido por cristãos e não cristãos. A Reforma Protestante, feita em 31 de outubro de 1517, revolucionou religião, política e educação, para citar apenas alguns pontos. Mas outra personalidade, que também foi muito importante para estabelecer o protestantismo, não é tão conhecida.

Trata-se de Katharina Von Bora, ex-freira alemã que foi casada com Lutero por 20 anos. Ela nasceu em 1499 na Alemanha, em uma família pobre. Ainda criança, começou a receber lições em um convento, onde foi alfabetizada e aprendeu música e latim. Mais tarde, prestou votos e tornou-se freira.

Mesmo isolada no convento, Katharina tomou conhecimento sobre as críticas de Lutero sobre a Igreja Católica e logo se identificou com as ideias. Junto com outras freiras que também simpatizavam com a causa, ela conseguiu se comunicar com apoiadores de Lutero e fugiu dentro de uma carruagem que transportava peixes.

Teólogos afirmam que o casamento de Katharina e Lutero foi importante para consolidar o matrimônio de líderes religiosos e moldar a identidade do protestantismo, já que a Igreja Católica não permite que clérigos se casem.

Mas a influência dessa mulher alemã não para por aí. Relatos históricos indicam que o relacionamento de Katharina e Lutero era de parceria. Na casa deles, o casal oferecia abrigo a cristãos perseguidos por apoiar as ideias reformistas, recebia personalidades políticas interessadas em falar com Lutero, promovia encontros para congregar intelectuais e líderes da Reforma, oferecia pensionato para estudantes, entre outras atividades. A responsável por administrar os eventos era Katharina. Além disso, ela ainda comandava a propriedade e as finanças da casa.

Marco Feliciano e a esposa, Edileusa Foto: Arquivo pessoal

Inspirada pela esposa de Lutero, a pastora Edileusa Feliciano, mulher do deputado Marco Feliciano, conta ao Pleno.News o que acha da parceria entre um casal:

– Desde a infância acompanhei a presença da mulher na vida de um homem voltado à obra de Deus. Pude constatar o prazer que uma mulher de fé tem em participar ativamente do cuidado com o lar, com os filhos e acompanhar o marido em todos os momentos, sejam eles alegres ou não. Na dinâmica da vida moderna, a esposa pode vir a exercer atividade fora de casa, mas nada impede que continue a cumprir o que lhe couber no lar com alegria, no mais importante núcleo criado por Deus.

Fernanda Brum usa blusa com nomes de mulheres que foram importantes para a Reforma Foto: Pleno.News

Recentemente, na Conferência Profetizando às Mulheres, a cantora e pastora Fernanda Brum usou uma blusa com o nome de diversas mulheres que desempenharam papéis importantes na Reforma. O nome de Katharina von Bora era o primeiro que aparecia. No mesmo evento, o pastor e produtor Emerson Pinheiro, marido da cantora, falou sobre o papel feminino na sociedade.

– Eu acredito no ministério da mulher. Eu acredito que ela tem um papel fundamental na sociedade, mulheres são guerreiras, não desistem. Elas quando pegam algo pra fazer, fazem bem-feito e durante muito tempo a sociedade tentou abafar o ministério da mulher. Desde que Jesus pisou nessa Terra, ele sempre valorizou o ministério da mulher, inclusive as mulheres eram as mantenedoras do ministério de Jesus. A primeira pessoa que pregou o sermão sobre a ressurreição foi uma mulher. Eu acho que é tempo das mulheres se levantarem. Jesus está colocando a mulher no seu devido lugar que é ao lado do homem. A nação precisa de referências e a mulher tem papel fundamental nisso – afirmou.

Katharina von Bora morreu em 1552, aos 53 anos, na cidade de Torgau. Lutero morreu, alguns anos antes, em 1546, aos 62 anos, em Eisleben, sua cidade natal. No entanto, deixou um testamento destinando todos os seus bens para a esposa, o que ia contra as leis da época, já que a regra dizia que pelo menos um dos herdeiros deveria ser homem. O casal teve seis filhos.

LEIA TAMBÉM
+ Escritor fala sobre a Reforma Protestante em cordel
+ Saiba mais sobre o trabalho dos capelães militares

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.