Leia também:
X Zaqueu, o desprezado

Visita de isralenses a Túmulo de José termina em confronto

Local fica em território palestino ocupado

Jade Nunes - 03/01/2019 10h39 | atualizado em 03/01/2019 13h57

Houve confronto durante a visita de judeus Foto: Reprodução/Wikimedia Commons

A chegada de fiéis judeus acompanhados pelo Exército israelense para visitar o Túmulo de José, em Nablus (território palestino ocupado – Cisjordânia), terminou em confrontos entre soldados e palestinos que se opunham à visita.

Segundo informou a agência oficial palestina Wafa, um jornalista e um agente da saúde palestino ficaram feridos durante a confusão.

A agência palestina identificou os feridos como o correspondente da televisão Palestine TV Bakr Abdul Haq e Ysin Omran. Ambos foram levados ao hospital de Nablus.

Uma porta-voz do Exército israelense confirmou à Efe que durante o confronto, nos quais “foram lançadas garrafas incendiárias e pneus em chamas, as tropas responderam com o procedimento padrão de dispersão durante manifestações”.

O túmulo do patriarca José é venerado há séculos por cristãos, judeus e muçulmanos.

O Exército israelense se retirou do local no início da Segunda Intifada, em setembro de 2000, e desde então ficou em mãos da Autoridade Nacional Palestina (ANP).

O túmulo se encontra situado na “área A” de Cisjordânia, onde a ANP tem pleno controle administrativo e de segurança, de acordo com a divisão territorial estabelecida nos Acordos de Oslo (1993).

O Exército israelense supervisiona, em coordenação com a ANP, o acesso de fiéis judeus para rezar no local onde se venera o bíblico patriarca, visitas que, apesar de estarem coordenadas com as suas autoridades, muitos palestinos consideram uma provocação.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Apóstolo Valdemiro Santiago celebra chegada de mais um neto
2 Pastor Felippe Valadão comenta posse de Bolsonaro
3 Pastor é encontrado morto em pista de esqui

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.