Vaticano não confirma fala de papa a homossexual
De acordo com o rapaz chileno, Francisco teria dito que "Deus o fez assim"
Camille Dornelles - 21/05/2018 14h46 | atualizado em 21/05/2018 14h47

De acordo com uma reportagem divulgada pelo jornal espanhol El País neste domingo (20), o papa Francisco teria dito a um homem homossexual que “Deus o fez assim”. A afirmação, no entanto, não foi confirmada nem pelo próprio pontífice e nem pelo Vaticano.
A conversa entre o papa e o chileno Juan Carlos Cruz, que relatou a história, ocorreu durante um encontro extraoficial na semana passada. Cruz teria procurado Francisco para falar sobre abusos que sofreu do padre Fernando Karadima durante a infância.
– O papa me disse: “Juan Carlos, que você é gay não importa. Deus te fez assim e te ama assim, e eu não me importo. O papa te ama assim. Você precisa estar feliz com quem você é” — contou Cruz ao jornal.
A afirmação, no entanto, não condiz nem com a posição religiosa católica que o argentino ocupa e nem com pregações anteriores do pontífice. Ele já se mostrou mais tolerante do que seus antecessores, mas nunca atribuiu a prática a uma “vontade divina”.
– O problema não é que haja esta tendência e sim a formação de um lobby. Devemos ser irmãos. O problema é fazer lobby por essa orientação, ou lobbies de pessoas invejosas, lobbies políticos, lobbies maçônicos, tantos lobbies. Esse é o assunto mais grave para mim – declarou Francisco, em declaração feita em 2013. Esta foi a ocasião em que falou mais abertamente sobre o assunto.
O caso dos abusos sofridos por Cruz foi confirmado e Karadima foi condenado por pedofilia em 2011, aos 80 anos.
Leia também1 Bispos que esconderam abusos sexuais renunciam
2 Filha do pr. Luther King se emociona com menção ao pai
3 Bispo coloca papa Francisco como testemunha de defesa