Leia também:
X Em meio aos desafios, Deus se revela

Saiba quem são os cristãos que podem ocupar vaga no STF

Presidente Jair Bolsonaro prometeu indicar um ministro "terrivelmente evangélico"

Jade Nunes - 12/07/2019 11h12 | atualizado em 12/07/2019 14h11

Nesta quarta-feira (10), o presidente Jair Bolsonaro arrancou aplausos dos deputados da Frente Evangélica durante discurso em um culto na Câmara dos Deputados. Ele prometeu que indicará um ministro “terrivelmente evangélico” para o Supremo Tribunal Federal (STF).

Pensando nisso, o Pleno.News fez uma lista de profissionais cristãos que podem ocupar a vaga de juiz no órgão. Lembrando que a próxima oportunidade surgirá até o fim do ano que vem, quando o ministro Celso de Mello se aposentará compulsoriamente devido ao limite de idade previsto em lei, de 75 anos.

SÉRGIO MORO
Atual ministro de Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro costuma ser muito discreto quando se trata de sua vida pessoal. Apesar disso, sabe-se que ele é católico. Moro também mantém um bom relacionamento com a comunidade evangélica. Recentemente, o ministro recebeu em Brasília o pastor e presidente da nacional de Os Gideões Internacionais, Mauricio Melo Menezes. O pastor presenteou Moro com um exemplar do Novo Testamento e orou com ele.

MARCELO BRETAS
O juiz Marcelo Bretas é evangélico e já demonstrou várias vezes sua fé. Em abril deste ano, ele chegou a compartilhar a música Força, da cantora Bruna Karla, nas redes sociais. Bretas passou a infância e juventude na Assembleia de Deus e atualmente congrega com a família na Comunidade Internacional Evangélica da Zona Sul, no Rio de Janeiro. O trabalho dele ganhou destaque na mídia por sua atuação em processos da Lava Jato.

HUMBERTO MARTINS
O nome de Humberto Martins está entre os que podem ser indicados ao STF. Ele é vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e corregedor nacional de Justiça. Martins é membro da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

ANDRÉ LUIZ MENDONÇA
Indicado no ano passado pelo presidente Jair Bolsonaro para comandar a Advocacia-Geral da União (AGU), o advogado André Luiz de Almeida Mendonça também estaria sendo considerado para a vaga no STF. Mendonça ainda teria apoio de parte da bancada evangélica no Congresso. Ele é mestre em Corrupção e Estado de Direito pela Universidade de Salamanca, na Espanha. Mendonça é pastor da Igreja Presbiteriana Esperança de Brasília.

WILLIAM DOUGLAS
William Douglas é juiz federal da 4ª Vara Federal de Niterói, no Rio de Janeiro. Além de ser bacharel em Direito, ele também possui pós-graduação em Políticas Públicas e Governo e mestrado em Estado e Cidadania.

O magistrado também é escritor e já escreveu mais de 40 livros. Entre eles estão: As 25 Leis Bíblicas do Sucesso, O Poder dos 10 Mandamentos e Os 10 Mandamentos para uma Vida Melhor.

IVES GANDRA FILHO
O ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Ives Gandra Filho é mais um dos profissionais que podem ser indicados ao STF. Ele é doutor em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutor honoris causa em Filosofia pela Academia Brasileira de Filosofia. Gandra Filho atua como ministro do TST desde 1999. Ele foi presidente da instituição entre 2016 e 2018. Assim como Moro, Gandra Filho é católico.

MARCOS PEREIRA
Recentemente, o nome de Marcos Pereira entrou na lista dos cristãos que podem ser indicados à vaga. Ele é advogado, formado pela Universidade Paulista e especialista em Direito e Processo Penal pela Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atualmente, Pereira exerce a função de deputado federal e é o 1º vice-presidente da Câmara dos Deputados. Ele é bispo licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus.

Leia também1 Brasil assume presidência do Mercosul temporariamente
2 "Indicar Eduardo a embaixada não seria nepotismo"
3 Passaportes: Bolsonaro quer trocar 'genitor' por 'pai' e 'mãe'

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.