Leia também:
X Congresso Diante do Trono é cancelado devido à Covid-19

Saiba como a data da Páscoa é definida no calendário

Data tem origem no calendário lunar dos judeus

Rafael Ramos - 01/04/2021 17h55 | atualizado em 02/04/2021 19h36

A Páscoa cristã celebra a Nova Aliança em Cristo Foto: Record TV/Blad Meneghel

Celebrada no próximo domingo (4), a Páscoa teve sua data marcada com base no calendário lunar dos judeus. Apesar de não ter uma data fixa, como o Natal, no dia 25 de dezembro, foi estabelecido pelo Concílio de Niceia (325 d.C.) que a comemoração da Páscoa aconteceria sempre entre 22 de março e 25 de abril.

De acordo com o pastor e historiador Junio Cesar, da Igreja Presbiteriana de Coelho Neto (RJ), a festa é marcada sempre após a primeira lua cheia após o início da primavera. Ele explica que, no hemisfério norte (onde Israel se localiza), a estação tem início em março; diferente de no hemisfério sul (onde fica o Brasil), que começa em setembro.

– Geralmente a Páscoa judaica é comemorada no 14º dia do mês de Abibe [que corresponde ao período entre março e abril], que é o início do ano judaico. Aí, a gente tem as outras marcações… 47 dias antes da Páscoa, temos a chamada “terça-feira gorda”, que, para nós, é a terça-feira de Carnaval. Da Quarta-feira de Cinzas até o Domingo de Ramos, você tem a marcação de 40 dias [a Quaresma]. E daí você tem mais 7 dias até a Páscoa. No século 16, o papa Gregório XIII confirmou a decisão do Concílio de Niceia – explicou Junio ao Pleno.News.

O biblista Luiz Sayão reforça a explicação sobre a questão do calendário lunar. Sayão esclarece que o calendário lunar muda de ano em ano e que as datas são calculadas dentro dessa organização. A data da Páscoa judaica funciona como uma regra para os ortodoxos.

O teólogo aproveita para tirar dúvidas sobre o costume de abstenção de carne no período da chamada Quaresma. Mas deixa claro que não há referência bíblica que reforce tal costume.

– Isso é uma tradição do Catolicismo que não tem fundamento [bíblico]. Nesse momento em que eles estão dedicados à maior concentração espiritual e litúrgica, se entende que a carne, no mundo antigo, é vista como um manjar especial. A [ingestão da] carne vermelha se torna o oposto do [ato de] jejum. A Páscoa é um dia sagrado voltado para a lembrança da Paixão de Cristo. No Novo Testamento, a Páscoa é comemorada a partir da tradição judaica da libertação do povo [da escravidão] do Egito. Quando Jesus instituiu a Nova Aliança, Ele comemorava o Pessach [a Páscoa judaica]. A Nova Aliança em Cristo é a nossa libertação completa no Senhor.

Leia também1 Saiba a origem das encenações da Paixão de Cristo na Páscoa
2 Leitora sugere autêntica Ceia Pascal da Antiga Aliança
3 Veja diferentes dicas para a decoração de mesa da Páscoa

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.