Leia também:
X Nunca deixe de cavar os poços

Rosana Alves: “Sofrimento mental não é vergonha”

Neurocientista fará webinário e lançará curso sobre felicidade em breve

Pleno.News - 10/09/2020 13h02 | atualizado em 17/09/2020 15h29

Doutora Rosana Alves conta os segredos de como ser feliz Foto: Divulgação

A neurocientista cristã Dra. Rosana Alves, conhecida por suas mensagens sobre fé e ciência, prepara o curso Seja Feliz | A Neurociência da Felicidade, um infoproduto realizado pela MK Masters. Em entrevista ao Pleno.News, a especialista em neurociência explicou porque decidiu se dedicar ao estudo da felicidade.

Em seu currículo estão mestrado, doutorado, três pós-doutorados e dois livros. Mesmo com muito conhecimento sobre o tema, ela consegue abordar o assunto de forma simples e aplicada ao cotidiano. Ao portal, ela também relembrou sua trajetória e falou da expectativa com o curso.

Pleno.News Entrevista
Rosana Alves
por Pleno.News - 10/09/2020

Doutora Rosana, como é possível definir felicidade? É um estado de espírito, uma escolha de modo de viver? Feliz é a pessoa que decide ser otimista, por exemplo?
Eu digo que é “gostar de viver”. É um conjunto de decisões que norteiam as diferentes áreas da sua vida. Quem gosta de viver cuida da saúde, cuida dos relacionamentos porque quer as pessoas perto dela e sabe que a gente enfrenta problemas como todo mundo enfrenta. E que existem problemas que vão demandar mais nosso esforço e outros que nós não vamos conseguir resolver, mas que são inerentes à condição humana. Então por isso que, para mim, é um conjunto de escolhas que nós vamos fazendo sem ter aquela impressão de que tudo vai ser sempre muito incrível. (Ser feliz) é ser pé no chão, gostar de viver e a partir disso enfrentar as dificuldades e as coisas vão acontecendo.

Então a pessoa pode ser feliz e estar triste ao mesmo tempo?
A gente só tem noção da felicidade quando sabe o que é tristeza. A nossa referência de felicidade é a tristeza. Não que a gente precise estar o tempo todo triste, mas ser feliz também é saber ficar triste. Na felicidade é preciso ter o lugar da reflexão, do arrependimento, do sentir a falta de alguém.

Como o sono, a falta de planejamento e o estresse podem afetar o modo como a pessoa lida com a felicidade?
Quem nós somos é uma resultante dos estímulos que nós recebemos do meio e a forma como o nosso cérebro vai processar todas essas informações. Tudo vai nos impactar e a percepção de que esses eventos existem trazem para nós um maior cuidado, um estado de alerta. A privação do sono tem um efeito direto sobre o nosso humor. Nós continuamos sendo impactados sobre o nosso humor na privação de sono e vamos criando tantas estratégias para que isso não fique visível que vamos perdendo a referência do quanto o sono é importante para o humor, memória, tomada de decisão. Estes comportamentos podem ter efeito sim sobre a nossa felicidade.

Confira a entrevista na íntegra no vídeo a seguir.

Como uma pessoa que está com depressão ou ansiedade pode ser feliz mesmo enfrentando esse tipo de doença mental?
Gosto muito de falar sobre isso porque sofrimento mental não é vergonha. Nós recebemos estímulos do meio, informações, que acarretam nesse sofrimento. Até coisas do nosso cotidiano ou de ordem neuroquímica (faltou serotonina, algum outro neurotransmissor) que pode fazer com que você desenvolva depressão. Na condição de seres humanos estamos vulneráveis a estas situações de transtornos emocionais. Nós enfrentamos circunstâncias para as quais somos vulneráveis, mas existem estratégias e formas de resolver. Os livros estão aí para isso, os cursos estão aí para isso, e também os profissionais têm a condição de nos ajudar nessa caminhada.

Aproveitando que você falou sobre cursos, como foi a criação do seu curso Pra Quem Quer Ser Feliz?
Eu recebi um convite da MK Masters para fazer esse curso. Eu fiquei muito feliz porque, apesar de falar muito sobre felicidade e fazer muitas palestras, eu nunca tinha a ideia de fazer um curso estruturado. E quando você está numa palestra ou mesmo no livro você não consegue explorar mais informações. E o curso tem essa possibilidade. Fora que tem muito conteúdo exclusivo que eu nunca falei em palestra nenhuma. São 32 aulas sobre felicidade, bem completo, abordando os diferentes aspectos e impactos. Então foi muito interessante participar desse curso, estou super empolgada. A pessoa que assistir vai se identificar quando eu falo sobre família, criação de filhos, relacionamentos difíceis, abuso de drogas, alimentação, sono, transtornos emocionais… Enfim, em alguma aula as pessoas vão se identificar com o que eu estou falando. E além do conhecimento ampliado sobre como é ser mais feliz, o aluno vai ter condições de fazer a listinha do que precisa começar a mudar.

Para saber mais sobre o curso Pra Quem Quer Ser Feliz, não perca o webinário gratuito Treine Seu Cérebro Para a Felicidade. Ele acontece na segunda-feira (14), às 20h, e a inscrição deve ser feita através do site do evento.

 

Ver essa foto no Instagram

 

⚠️🧠 Não se conforme com a infelicidade! Aprenda a administrar suas emoções por meio das neurociências e seja feliz! 🧠⚠️ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ✨✨ Vem aí o Webinário Treine seu Cérebro para a Felicidade! É 100% gratuito e online, promovido pela Dra. Rosana Alves em parceria com a MK Masters, que acontecerá no dia 14/09/2020! Inscreva-se agora, acessando o link na BIO. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ 💪 É sua grande chance de saber como eliminar diversos males do dia a dia, como estresse, problemas de relacionamentos, baixa autoestima e ansiedade, para ganhar mais qualidade de vida! ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ A Dra. Rosana Alves é uma das maiores referências dentro e fora do país quando o assunto é FELICIDADE e NEUROCIÊNCIAS, com graduação em psicologia, mestrado e doutorado, além de 3 pós-doutorados. E, acredite, ela irá descomplicar as neurociências! ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ É isso mesmo! E tem mais: após garantir sua vaga, você receberá um e-mail com o seu primeiro material BÔNUS, que preparamos com muito carinho! Mas atenção, essa oportunidade estará disponível por pouquíssimo tempo! ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ 🏃🏻‍♀️🏃 Então, não fique parado aí e já tome a sua primeira decisão de mudança em prol da sua felicidade, clicando no link na BIO e garantindo a sua vaga agora mesmo!

Uma publicação compartilhada por MK Masters (@mkmastersbrasil) em

* Você pode ouvir a entrevista com a doutora Rosana Alves em podcast no Pleno.News, no Spotify, na Deezer, no Google Podcasts e no Apple Podcasts.

Leia também1 Doutora Rosana Alves lança audiobook sobre felicidade
2 Dia Mundial da Prevenção do Suicídio: Saiba como ajudar
3 Setembro Amarelo: Você sabe como surgiu a campanha?
4 Igreja Atitude faz conferência de mulheres online e gratuita
5 Aspectos espirituais da depressão

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.