Leia também:
X Para quem precisa

Quer cantar bem? Confira as dicas de Jairo Bonfim

Referência no gospel, artista revela seus segredos vocais e dá conselhos aos aspirantes

Lorena Brum - 15/08/2017 17h58

Dono de uma voz potente, enraizada na Black Music americana, Jairo Bonfim é um dos principais nomes do gospel brasileiro, que carrega na bagagem referências ímpares da música mundial, como Stevie Wonder. O Pleno.News foi ouvi-lo para saber quais os segredos que ele, sendo cantor, compositor, coach vocal e dublador, utiliza para cantar bem. No bate-papo, exclusivo, ao portal de notícias, o artista revelou ainda que nunca estudou canto, profissionalmente, mas que aprendeu tudo ouvindo e ‘estudando’ suas vozes favoritas.

– Eu nunca estudei canto, mas aprendi o que sei no dia-a-dia, com a prática. Tem gente que quer cantar, mas não quer ouvir nada. Se você só ouve um tipo de cantor, então vai acabar cantando igual a ele. É preciso ouvir variedades que vão agregar ao seu estilo. Isso fará com que você comece a construir a sua própria história na música – esclarece Jairo Bonfim.

Jairo Bonfim Foto Divulgação

Conheça as dicas valiosas do cantor para quem deseja cantar (bem):

Perseverança no objetivo

Para quem está começando a cantar, é preciso, antes de tudo, perseverar, ter força de vontade para querer cantar e despontar no sucesso. A busca pelo crescimento é uma luta constante. Saiba que até chegar lá, você poderá se deparar, muitas vezes, com afrontas. Persevere!

Estudar é imprescindível

Se você percebeu que tem uma boa voz, tem que estudar. Sempre se ouça cantando. É bom ouvir variedades de vozes que poderão agregar valor à sua. Isso fará com que você construa sua própria história na música. Se ficar ouvindo apenas um cantor, ou um estilo, o tempo todo, a tendência é acabar imitando-o. Dessa forma, você se tornará um cantor (ou cantora) secundário, sem suas próprias características vocais.

Encontre sua personalidade musical

Ouvir de tudo, sem imitar ninguém. Absorva tudo o que é bom e procure usar na sua voz. Por exemplo: – Esse cara tem uma boa respiração, vou estudar essa técnica de respiração dele – comece a observar como ele respira, como ele coloca sua voz em cada palavra. Outra sugestão: – Essa voz é legal, mas a minha é um pouco rouca – então, não fique ouvindo apenas vozes diferentes da sua. Procure bons cantores, com vozes mais graves, roucas, próximos a você. Mas, jamais imite-os, apenas busque referências.

Beba água e durma bem

Tomar bastante água sempre. Nada de ficar usando esses sprays de garganta, isso tudo é mito. Quando estiver rouco é só descansar a voz. Dormir bem é excelente para ter uma voz boa e plena.

Jairo Bonfim Foto Divulgação

Perguntado sobre suas maiores referências na música, Jairo Bonfim disse que sempre se inspirou em artistas de peso, como Stevie Wonder, Fred Hammond, Marvin Sapp, Luther Vandross, Michael McDonald, Michael Bolton, entre outros.

– Sempre procuro ouvir cantores que possuem vozes mais graves, porque eu sou barítono (voz mais grave e aveludada que a dos tenores).

Dos artistas nacionais, ele considera Álvaro Tito como um dos maiores cantores cristãos brasileiros. Na década de 80, o cantor afirmou-se como um dos principais intérpretes da música gospel.

– O Álvaro trouxe uma maneira de cantar diferente. Ainda no passado, ele já cantava como ninguém. Muitos o criticavam pelo seu estilo e personalidade vocal. O que antes as pessoas achavam ‘feio’ na música, hoje em dia, elas também fazem. Outra grande referência atual, para mim, é a família Nascimento (Wilian Nascimento, Gisele Nascimento, Michele Nascimento, entre outros). Ali tem vozes lindas para se inspirar – declarou.

Ressurreto é uma das canções do álbum mais recente de Jairo Bonfim, chamado Confiança. A música obteve mais de um milhão de visualizações, no YouTube. O cantor já está em fase de preparação para o novo trabalho a ser lançado pela MK Music, sua atual gravadora.

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.