Leia também:
X Em busca de identidade

Prefeitura suspende exposição no Rio que zomba da fé cristã

Secretaria de Cultura afirmou que a obra ataca os valores cristãos

Paulo Moura - 01/03/2020 10h44 | atualizado em 01/03/2020 11h19

A Prefeitura do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Cultura, resolveu suspender a exposição “Todxs xs Santxs – Renomeado – #eunãosoudespesa” que estava sendo apresentada no Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, no Centro da capital. Segundo o poder municipal, a obra ataca os valores cristãos.

Na última semana, a instalação causou muita polêmica por trazer obras como um relicário que mostra a imagem da Virgem Maria com um seio à mostra e com a frase “Deus Acima de Tudo Gozando Acima de Todos”, com base no slogan do presidente Jair Bolsonaro.

A secretaria de Cultura afirmou em nota que a decisão se baseou no “compromisso com o respeito constitucional à liberdade religiosa e a todas as crenças”.

– Nossos equipamentos abrigam manifestações culturais de todas as linguagens e estilos, sendo um dos nossos pilares o respeito à liberdade artística – disse a nota.

A situação foi exposta na semana passada pelo deputado estadual Márcio Gualberto (PSL). Junto com a deputada federal Christiane Tonietto (PSL), Gualberto registrou uma notícia-crime na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância.

Pelas redes sociais, o deputado fez duras críticas contra a exposição e disse que “virou moda” zombar do Cristianismo.

– Um ultraje aos símbolos religiosos e até mesmo a valores caros ao presidente da República. Isso é liberdade de expressão? Vou pedir explicações aos responsáveis pelo espaço e à Prefeitura do Rio de Janeiro! Agora virou moda zombar do Cristianismo e aos símbolos religiosos ligados à fé católica – afirmou.

Leia também1 Deputado denuncia exposição que zomba da fé cristã
2 Mara comenta relação de Rose Miriam com os filhos
3 Secretário de Crivella critica arte que ofende fé cristã

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.