Leia também:
X Cristãos perseguidos ganham homenagem no Coliseu

Pesquisadores encontram evidência sobre profeta Isaías

Arqueólogos descobriram peça de argila que comprovaria a existência do evangelista

Gabriela Doria - 23/02/2018 19h30 | atualizado em 26/02/2018 12h38

Uma recente descoberta arqueológica pode ser a prova mais contundente da existência do profeta bíblico Isaías já encontrada. Um grupo de pesquisadores achou uma peça de argila com o nome de Isaías gravado. Eles fizeram a descoberta durante uma escavação num sítio arqueológico em Jerusalém.

Peça de argila tem nome de Isaías gravado Foto: Reprodução/Eilat Mazar/Biblical Archaeological Review

– Nós encontramos a marca de um selo do século 8 a.C. que deve ter sido feita pelo próprio profeta Isaías a apenas três metros de onde havíamos descoberto uma impressão de selo do rei Ezequias de Judá – comemorou Eilat Mazar, pesquisadora do Instituto de Arqueologia da Universidade Hebraica de Jerusalém.

A inscrição “Yesha’yah”, que significa Isaías, em hebraico, levou os pesquisadores a acreditarem que a peça pertencia ao profeta. Além do nome do evangelista, havia as letras N, V e Y, que são as três primeiras letras da palavra profeta, em hebraico.

– Porque a peça está levemente danificada no fim da palavra NVY, não sabemos se originalmente ela terminava com a letra hebraica aleph — afirmou Mazar. — O que resultaria na palavra em hebraico para profeta e identificaria de forma definitiva como uma assinatura do profeta Isaías. A falta desta última letra, entretanto, deixa em aberto essa possibilidade. O nome de Isaías, entretanto, está claro – definiu Mazar.

Sítio arqueológico fica localizado em Jerusalém Foto: Reprodução/Eilat Mazar/Biblical Archaeological Review

A descoberta da evidência foi publicada na revista científica Biblical Archaeology Review. O objeto estava soterrado no sítio arqueológico de Ophel, numa região que fica entre o Monte do Templo e a Cidade de Davi. Próximo da peça de argila, estavam outros 34 pedaços de selos com os nomes de seus donos gravados, incluindo o do rei Ezequias.

Leia também1 Conheça a Basílica que iria receber auxílio do Brasil
2 Encontrado selo com inscrição mencionada na Bíblia

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.