Leia também:
X O livro da vida

Pe. Marcelo sobre empurrão: “Maior dor que senti na vida”

Padre falou sobre o fato e também dos principais acontecimentos de 2019

Paulo Moura - 26/12/2019 13h29 | atualizado em 26/12/2019 13h30

Padre Marcelo Rossi fala sobre empurrão Foto: Reprodução

O padre Marcelo Rossi ainda tem fortes lembranças do dia 14 de julho de 2019, quando uma mulher invadiu o altar onde ele celebrava uma missa em Cachoeira Paulista (a 212 km de São Paulo) e o empurrou do palco.

– Foi a maior dor que eu já senti em 52 anos da minha vida – diz ele.

É só agora, cinco meses depois do acidente, que o sacerdote afirma que começa a entender a dimensão do que aconteceu. No início de dezembro, ele voltou ao local de onde caiu (que tem uma altura de quase dois metros) e diz não ter dúvidas de que viveu um milagre.

– Não tem explicação, era para, no mínimo, eu ter me estourado todo ou estar tetraplégico ou não estar aqui (…) Não tenho dúvida nenhuma que foi um milagre – afirma em entrevista.

Apesar da dor “que só de imaginar arrepia”, ele conta que também teve uma força muito grande para voltar ao altar e continuar a rezar a missa.

– Tinha dor? Tinha. Mas dentro do coração eu tive uma força, primeiro de perdão. Eles falavam em B.O., mas eu sou padre, a minha delegacia é a capela, o meu B.O. é Bíblia e oração – declarou.

Rossi afirma que, em nenhum momento, sentiu raiva da mulher que o empurrou, porque estava muito agradecido a “Deus pela vida”.

– Não é humano, não é possível alguém jogar com uma força tão grande. Depois eu vi o tamanho da pessoa, que tem a metade do meu tamanho, e fiquei mais impressionado ainda – afirma.

O sacerdote diz ter certeza que o fato de ter perdoado a responsável pelo empurrão logo após o acidente foi fundamental para que ele não tivesse nenhuma sequela.

– Se tinha alguma coisa quebrada no meu corpo, tenho certeza que lá eu fui curado [ao continuar a missa] – apontou.

A força do perdão, aliás, será um dos capítulos do livro que ele pretende lançar em 14 de julho de 2020, e que vai abordar toda a experiência que viveu naquele dia. Para Rossi, o empurrão serviu como um “chacoalhão” para ele valorizar mais a própria vida e seguir no seu trabalho. O sacerdote conta que, desde então, ganhou um novo entusiasmo, que já se reflete em novos projetos, como o lançamento do EP “Maria Passa à Frente.”

Ele só foi ao hospital dois dias depois do acidente e, após muitos exames, a única coisa recomendada pelos médicos foi arnica para o ralado que ele fez na perna ao cair na grade de ferro que estava no local.

Questionado se chegou a se encontrar com a mulher que o empurrou, ele disse que não, mas que não teria problemas em conversar com ela. Detida pela polícia, a mulher (que teve o seu nome preservado) afirmou que sofre de transtorno bipolar e está em tratamento psiquiátrico.

ACUSAÇÃO DE PLÁGIO E MUDANÇA DE RÁDIO
Antes do acidente, padre Marcelo Rossi já tinha passado por outros desafios em 2019. Em abril, decisão judicial chegou a suspender a venda do livro “Ágape” (2010) por violação de direito autoral. A escritora Izaura Garcia de Carvalho Mendes dizia que o sacerdote tinha plagiado um trecho da obra, que teria sido escrito por ela.

No mês seguinte, porém, a decisão foi revertida e a Polícia Civil do Rio de Janeiro chegou a prender a escritora e duas advogadas que a defendiam no caso por suspeita de fraude na acusação.
Mendes acionou a Justiça afirmando que o trecho “Perguntas e Respostas – Felicidade! Qual É?”, de “Ágape”, era de autoria dela e que havia sido publicado em seu livro, “Nunca Deixe de Sonhar”, de 2002. Na obra do padre Marcelo, a autoria do trecho é atribuída a madre Teresa de Calcutá.

A polícia iniciou uma investigação e concluiu que o registro de autenticidade apresentado pela escritora era falso.

– Nós não precisamos de um exame muito aprofundado para identificar que ele foge muito do padrão adotado pela Biblioteca Nacional – afirmou Igor Calaça Martins, coordenador do Escritório de Direitos Autorais da biblioteca ao programa Fantástico (Globo).

Após a prisão da escritora, o mesmo tribunal acatou um novo recurso para que o padre e a editora Globo recebam os valores perdidos com a falta de distribuição do livro e, ainda, que sejam indenizados por danos moral no valor de R$ 50 mil. Mendes e as advogadas respondem à acusação em liberdade.

Além do problema com o livro, após 17 anos na rádio Globo, onde apresentava o programa “Momento de Fé”, ele mudou de emissora. Foi para a rádio Capital e passou a comandar a atração “No Colo de Jesus e Maria”, de segunda a sábado, das 8h às 9h. Além do sacerdote, a rádio Globo dispensou nomes como Adriane Galisteu, Fernanda Gentil, Maju Coutinho, Marcos Veras e Rosana Jatobá.

Padre Marcelo Rossi contou que, inicialmente, não estava muito feliz com a mudança do nome do seu programa no rádio, já que por quase duas décadas ele usou Momento de Fé. Mas, depois do empurrão, entendeu que a nova denominação fazia muito sentido.

– Aí entendi, nossa, foi por isso que Deus quis mudar o nome [do programa] para ‘No Colo de Jesus e Maria’ – completou.

*Folhapress

Leia também1 Pe. Marcelo Rossi: "Empurrão deu um novo sentido à vida"
2 Veja 10 momentos em que fãs invadem o palco de seus ídolos
3 Padre Marcelo Rossi relembra batismo de Gugu no rio Jordão

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.