Leia também:
X Igreja Hillsong em Nova Iorque anuncia cultos online

Pastores falam sobre o papel da Igreja diante do Covid-19

Líderes orientaram fiéis a terem cautela e também fé; algumas reuniões passarão a ser apenas online

Ana Luiza Menezes - 14/03/2020 15h22

Pastores falam sobre papel da Igreja diante do Covid-19 Foto: Reprodução

Diante dos crescentes casos da doença Covid-19 no Brasil, pastores de várias igrejas têm se pronunciado a respeito do posicionamento a ser adotado pelos cristãos. Alguns deles também falaram sobre alterações nas programações, visto que alguns cultos deverão passar a ser transmitidos online para que os membros fiquem em casa e não se aglomerem.

A decisão de não reunir os fiéis visa evitar que as pessoas tenham contato, minimizando o risco de contágio.

O pastor da Igreja Batista Lagoinha em Niterói, Felippe Valadão, disse que neste fim de semana os cultos presenciais estão mantidos. Porém, a partir da próxima terça-feira (17), os membros terão que ouvir as pregações somente pela internet.

– Nossa programação de sábado e de domingo continua normalmente, mas nosso próximo encontro semanal, que acontece normalmente na terça-feira, acontecerá de forma 100% online através do canal do YouTube da Lagoinha TV na quarta-feira (18)! Será um culto completamente interativo – anunciou.

Quem também informou seus seguidores sobre a mudança para o culto virtual foi o pastor Pedrão, da Comunidade Batista do Rio. Em um comunicado, compartilhado no Instagram, ele ressaltou que a decisão visa o bem-estar de todos.

– Fala galera da igreja, procurando atender às medidas de contenção e prevenção do coronavírus, para preservar o bem-estar de vocês, comunico que nossas atividades presenciais estão suspensas até segunda ordem. Estaremos nos reunindo virtualmente através das transmissões dos cultos via Facebook, Youtube ou cbrio.tv – falou.

Pedrão pediu ainda a orações para que a situação seja, em breve, resolvida.

A Primeira Igreja Batista de Copacabana, liderada pelo pastor Felipe Valente, cancelou os cultos presenciais já deste domingo (15). As demais atividades da igreja também estão suspensas. As transmissões online acontecerão em dois horários, de manhã e à noite. Em um comunicado, a igreja revelou que as células semanais também foram temporariamente canceladas.

– Também comunicamos que todas as nossas células estão suspensas em razão do nosso compromisso de cuidado, não apenas com nossos membros e frequentadores, como também com nossa cidade e sociedade. Semanalmente, avaliaremos a realização das próximas reuniões e manteremos toda igreja informada à respeito de qualquer nova instrução mediante recomendações das autoridades competentes – informou o texto emitido pela igreja.

CAUTELA E FÉ
O pastor Israel Belo de Azevedo, da Igreja Batista Itacuruçá, na Zona Norte do Rio de Janeiro, também publicou um vídeo, no qual pediu que os cristãos tenham cautela. Ele não anunciou a realização de cultos online, mas disse que todos correm o risco de ser infectados e, portanto, é preciso tomar cuidado. Na publicação, o objetivo dele foi pedir aos fiéis que tenham equilíbrio diante do desafio.

View this post on Instagram

A post shared by Israel Belo de Azevedo (@israelbazevedo) on

– Aqueles homens e mulheres de fé não devem fazer de sua fé um convite à irresponsabilidade porque Deus nos deu também a capacidade de pensar, raciocinar. É claro que não podemos nos deixar tomar pelo pânico, sem sair de casa. Essa é a hora de termos fé e esperança. Não devemos nos desesperar – disse.

MUDANÇA MUNDIAL
De Zurique, na Suíça, o pastor Josué Valandro Jr., da Igreja Batista Atitude, afirmou que a situação mudou o mundo inteiro. Ele ressaltou o quanto as pessoas estão com medo e conclamou os cristãos a confiarem em Deus, apesar das ameaças.

– O mundo está assustado! Muito dinheiro perdido! Somos mais frágeis que imaginávamos! Como está sua dependência de Deus?
Ele é real! Leia o Salmo 139! Ele pode mudar sua vida – declarou.

ORIENTAÇÕES ÀS IGREJAS
Também sobre a doença, a Convenção Batista Fluminense pediu aos pastores que orientem os membros sobre ações preventivas contra o coronavírus. O comunicado afirmou ainda que, por enquanto, a realização da assembleia anual, prevista para julho, está mantida.

Leia também1 Igreja Hillsong em Nova Iorque anuncia cultos online
2 Covid-19: Pastor fala sobre programação de sua igreja
3 Igrejas da China recorrem à tecnologia para manter cultos
4 Cristãos chineses evangelizam no epicentro do coronavírus
5 Coronavírus faz igrejas na China suspenderem missas

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.