Leia também:
X Chorando, Yudi diz que Deus falou com ele durante dança

Pastores falam sobre casos de suicídio, inclusive nas igrejas

Fernandinho, Ezenete Rodrigues, David Quinlan, Abe Huber e Rose Nascimento foram ouvidos

Ana Luiza Menezes e Natalia Lopes - 20/09/2018 11h26 | atualizado em 20/09/2018 11h30

Setembro é o mês mundial de prevenção do suicídio. No Brasil foi criada a campanha Setembro Amarelo. O tema enfrenta grande dificuldade. Seja na falta de informação, na identificação dos sinais ou na busca por ajuda.

No fim de agosto um caso chamou a atenção dos cristãos. O jovem pastor Andrew Stoecklein, da Igreja Inland Hills, na Califórnia (EUA), cometeu suicídio. Casado e pai de três crianças, Stoecklein sofria de ansiedade e depressão.

Pastor Andrew Stoecklein deixou três filhos pequenos e sua esposa Foto: Reprodução/ Instagram

O Pleno.News ouviu alguns pastores. Eles falaram sobre a doença, comentaram o caso e deram caminhos para o cristão.

Fernandinho, da Segunda Igreja Batista de Campos (RJ)
Fico muito triste com essas notícias. A depressão é um problema emocional e também de saúde, patologicamente falando. Temos que estar atentos aos sinais em nossa família, dentro da igreja e com nossos amigos. E não devemos ser radicais, mas procurar profissionais, assim como devemos apresentar isso a Deus. Ele tem poder e pode curar completamente.

Ezenete Rodrigues, da Igreja Batista da Lagoinha (MG)
As pessoas têm tudo, mas não têm paz. São vários casos envolvendo pastores. O que leva a isso são feridas não curadas, elas desenvolvem depressão até a pessoa explodir. Quem ouve o pastor? Não tem ninguém pra ouvir, então ele adoece e chega a esse ponto. É falta da presença de Deus. Não é que a pessoa não tem Deus, mas a doença da alma se torna maior, ela não vê solução e acaba tirando a própria vida.

David Quinlan, da Igreja Batista de Contagem (MG)
As palavras pastor e suicídio não deveriam fazer parte da mesma sentença. É loucura. É difícil. Acredito que é necessário relacionamento. Não é religião que faz a diferença, mas relacionamento com Deus. Quando você anda com Ele todos os dias, e é cheio do Espírito, tenho certeza absoluta que esse tipo de pensamento jamais passará pela sua cabeça.

Se você está passando por dificuldades, confidencie com o seu pastor ou pastora ou alguém que Deus colocar no seu caminho. Reconheço que esse é um problema real, mas uma vez que você conhece o doce Espírito Santo não tem como passar por isso. Ele sabe do que você precisa.

Rose Nascimento, da Igreja Evangélica Deus do Impossível (RJ)
É um caso muito complexo. Mas eu creio naquela Palavra que diz que o diabo veio para matar, roubar e destruir, mas Jesus veio para dar vida. E isso é algo que nunca devemos esquecer. Temos que ter conhecimento da Palavra de Deus. Infelizmente, o que pode acontecer, apesar de eu não poder afirmar, é que muitas pessoas passaram a desacreditar no poder de Deus, no que Deus pode fazer.

Abe Huber, da Igreja da Paz (CE)
A Bíblia fala ide e fazei discípulos das nações, em nenhum lugar ela fala ide e fazei convertidos. Creio que a Igreja, em geral, desobedeceu a Deus e só fez convertidos. Quando a pessoa está discipulando corpo a corpo, dando amor e carinho, se cria confiança e a pessoa acaba se abrindo e recebendo oração. É impressionante como isso tem ajudado muitas pessoas a saírem da depressão. O pastor que se suicidou nos Estados Unidos estava se tratando com um psicólogo, mas não tinha um discipulador.

BUSQUE AJUDA
No Brasil, o Centro de Valorização da Vida é uma das instituições que dão apoio emocional e trabalham para prevenir o suicídio. Para pedir ajuda ligue para o número 188 ou acesse o site.

Leia também1 Pastor Lucinho defende que suicídio não é falta de Deus
2 Esposa abre o coração após suicídio de pastor nos EUA
3 Max Lucado comenta suicídios e falta de esperança

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.