Leia também:
X Uma chance para recomeçar

Pastor Lucas fala sobre sexo e relacionamento

Em um bate-papo descontraído, cantor aconselha: Espere a pessoa certa!

Lorena Brum - 24/07/2017 11h07 | atualizado em 24/07/2017 18h01

A sexualidade figura como um dos temas mais inquietantes e, quase sempre, o mais evitado na família, na igreja e até em grande parte da sociedade. No entanto, por mais embaraçoso que pareça o assunto, ele deve ser discutido abertamente. É assim que o jovem Pastor Lucas, um dos nomes mais promissores da música gospel, lida com a juventude – grupo no qual exerce seu papel de orientador.

Há muitos anos, o cantor começou a desenvolver um trabalho de aconselhamento com os jovens de sua cidade, em Artur Nogueira (SP). Até hoje, o tema que nunca sai de suas pautas, seja nas escolas, nas igrejas ou por onde passa, é o sexo.

Se para um jovem não cristão já existe uma dificuldade para enfrentar tantos desafios a respeito de sua sexualidade, imagine para um adolescente ou um jovem cristão, que segue princípios de preservação do corpo até o casamento.

– O jovem cristão tem essa cultura de se guardar. Não é uma doutrina! A gente não impõe porque não é uma doutrina, mas uma cultura que nós queremos mudar. O sexo mais seguro que tem é o do casamento. E não só o preservativo – explica Pastor Lucas.

Para ele, quando um adolescente se apaixona por alguém, naturalmente isso envolverá todos os sentidos e sentimentos, o que faz com que muitos ajam precocemente, podendo acarretar sérios problemas e riscos, tanto psicológicos quanto físicos, como doenças sexualmente transmissíveis e até uma gravidez indesejada.

– Se segure, se controle, espere a pessoa certa! – Enfatiza o cantor, que lidera um grupo chamado Jovens na Visão, no qual trata desses e de outros assuntos relativos aos dilemas da adolescência e juventude.

Para o Pastor, conhecer a pessoa antes de se envolver fisicamente é algo imprescindível para um relacionamento duradouro.

– O problema da juventude é que a ansiedade faz com que eles queiram namorar tão rápido a ponto de não conhecer o parceiro o suficiente. Entram num desespero maluco porque querem fazer sexo logo (no caso dos cristãos), então se casam. Mas, depois do casamento, começam a perceber que o matrimônio vai muito além do sexo! E aí, se perguntam: “O que foi que eu fiz?”. Eu digo que é porque eles não gastaram o tempo que tinham para conhecer um ao outro – esclarece.

Relacionamento com Deus versus Sexo fora do tempo

Perguntado sobre qual conselho mais importante ele dá para os jovens que buscam orientação sexual, sua resposta é bem enfática:

– Relacionamento com Deus é o segredo! Não existe “tapar o sol com a peneira”, esconder a verdade, evitar falar do assunto. Principalmente na geração atual, quando muitos têm perdido o pudor e a inocência cada vez mais cedo – afirma.

– Se você tem um jovem, um adolescente, vai ser inevitável eles passarem por problemas, como masturbação, pornografia, desejos aflorados. Infelizmente, todo pecado do sexo a igreja trata como se fosse irreversível. E qual o pastor que, na fase da adolescência, nunca passou por esse tipo de crise? Então, eu parei de subir no altar (da igreja) e fazer de conta que eu nunca errei. Exigir deles aquilo que eu não consegui. Mas o que tenho batido na tecla é sobre revelar Jesus. Se de alguma maneira o jovem errar, falhar, não precisa acabar com tudo porque ele falhou. Eu deixo uma porta aberta, e essa é a proposta de Cristo! – exclama Pastor Lucas, que compôs e também canta “Pintor do Mundo”, sua música lançada recentemente, e que trata justamente de uma nova história, um novo começo, uma vida sem as manchas do pecado, “pintada” pela Cruz de Cristo.

– O pecado não é “kriptonita” para Deus! – pondera Pastor Lucas, que dá uma explicação ímpar sobre o relacionamento sexual fora de tempo e longe da vida com Deus.

– Não quero que os jovens olhem para Jesus como a maioria dos pais dessa geração. Os que vão embora quando você erra. Ou como alguém que namora sua mãe, faz um filho, depois se não gostar mais, vai embora. Jesus não é assim. Ele nunca vai embora. Quando Cristo veio nos salvar na cruz éramos só pecado, não havia ninguém bom para que Ele fizesse isso… A questão é que Ele não gosta do pecado, porque sabe o que um erro pode causar na vida das pessoas – sintetiza.

Ao final da entrevista, Pastor Lucas, que atinge um público não apenas de jovens, mas de pais, mães e até crianças por meio de suas canções singulares e cheias de inspiração, respalda que seu maior objetivo é revelar quem é Jesus de uma forma diferente a essa nova geração.

– Quero que eles saibam que se caírem em tentação, falharem, eles ainda podem encontrar uma chance de recomeçar e fazer diferente.

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.