Leia também:
X Cantora do grupo Bethel Music pede oração pela sua filha

Pastor explica como lidar com as decepções no ministério

"Ainda que a dor seja sentida, o líder não deve desistir de trabalhar", diz pastor Martinho Lutero Semblano

Rafael Ramos - 17/12/2019 10h00

Ebook mostra como lidar com membros que saem da igreja Foto: Reprodução

Em seu mais recente lançamento pela MK Books, o pastor Martinho Lutero Semblano traz aconselhamentos para líderes que estejam enfrentado a decepção e a saída de membros da igreja. Pastor da Igreja de Nova Vida da Tijuca, no Rio de Janeiro, o autor compara essa situação ao divórcio no ebook Quem Ama Não Abandona: Lidando Com a Saída de Membros.

– Após o início de uma liderança, em que a dedicação de tempo, de afeto e de amor vai criando e fortalecendo vínculos emocionais, deve o líder se preparar internamente para lidar com a dor da perda de tais pessoas, amigos, companheiros de batalha, discípulos, pessoas em quem confiou. Infelizmente é assim e, se o líder não se preparar internamente, a dor que sentirá será a mesma vivenciada por aqueles que são vitimados por um divórcio não desejado. A diferença deste é que tais decepções podem se tornar frequentes, contínuas, após cada rompimento de uma aliança – escreve Lutero no primeiro capítulo do ebook.

Novo ebook de Martinho Lutero já está disponível Foto: Divulgação

Ao decorrer da leitura, o autor destaca pontos aos quais o líder deve estar atento, como os que mudam muito de igreja. De acordo com Semblano, tais indivíduos não tem nenhuma dificuldade em romper a aliança com o atual pastor quando assim desejarem.

– É claro que pessoas podem se mudar de igrejas por motivos legítimos, conduzidas pelo Espírito Santo. Mas nos dias atuais, diante de tantas opções, as pessoas têm maior facilidade em sair,
buscando apenas uma justificativa para tal.

Martinho classifica as motivações que podem levar alguém a sair da igreja em cinco grupos: plausíveis, infantis, coreístas, luciferianas e mascaradas. Ele ainda orienta a ficar atento com os bodes travestidos de ovelhas e, ao final, deixa uma mensagem de estímulo para o leitor.

– Um dos efeitos mais terríveis que a saída de membros gera no líder é o de neutralizar seu ânimo para trabalhar. E este é o primeiro passo para que satanás consiga anular todo potencial ministerial que Deus capacitou nos seus servos. Ainda que a dor seja sentida e a tristeza faça o líder verter lágrimas, ele não deve desistir de trabalhar.

Leia também1 Assim como Kel Mitchell, veja famosos que viraram pastores
2 Cantora do grupo Bethel Music pede oração pela sua filha
3 Nasce Noah, o segundo filho do pastor Deive Leonardo

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.