Leia também:
X Vídeo: Elizeu Alves lança o single Faz Tudo de Novo

Igreja Católica: Papa mostra-se disposto a revisar celibato

Pontífice deu declarações a um portal de notícias

Pleno.News - 10/03/2023 14h41 | atualizado em 10/03/2023 15h45

Papa Francisco Foto: EFE/EPA/VATICAN MEDIA HANDOUT HANDOUT

O papa Francisco mostrou-se disposto a revisar o celibato dentro da Igreja Católica, conforme declarou em uma entrevista ao portal de notícias argentino Infobae. O conteúdo foi publicado nesta sexta-feira (10).

– Não há nenhuma contradição para que um sacerdote possa se casar. O celibato na igreja ocidental é uma prescrição temporária: não sei se é resolvido de uma forma ou de outra, mas é provisório neste sentido – disse Francisco.

A entrevista foi concedida por ocasião do décimo aniversário de seu papado. Perguntado se a questão do celibato “poderia ser revista”, o pontífice respondeu “sim, sim”, acrescentando que os membros da igreja oriental, que querem, “estão casados”.

– Na Igreja Católica há padres casados: todo o rito oriental é casado. Todo. Aqui na Cúria temos um, eu o conheci hoje, que tem esposa, filho – afirmou.

O papa também reconheceu que “às vezes, o celibato pode levar ao machismo”. Ele enfatizou a necessidade de nomear mais mulheres para cargos de responsabilidade no Vaticano.

– O Conselho de Economia é composto por seis cardeais e seis leigos. Os leigos eram todos do sexo masculino, por sinal. Foi necessário renovar, e coloquei um homem e cinco mulheres (…). Em vez de colocar um vice-governador, coloquei uma vice-governadora, e ele [o governador, Fernando Berges] se sente muito mais ajudado, porque as mulheres tomam decisões e tomam boas decisões. As mulheres têm outra metodologia. Elas têm um senso diferente de tempo, de espera, de paciência do que os homens. Isso não diminui os homens, são diferentes. E têm que se complementar – argumentou.

DEBATE NA IGREJA
Essas declarações surgem em um contexto de crescente debate dentro da Igreja, especialmente após a irrupção, há três anos, do processo sinodal na Alemanha, um fórum de diálogo que busca formas de superar a crise na Igreja Católica, abalada por escândalos de abusos sexuais com menores de idade como vítimas.

Nos últimos meses, propostas como o fim do celibato obrigatório ou permitir o acesso das mulheres ao sacerdócio ganharam apelo, o que está provocando mal-estar no Vaticano e temores de um cisma da Igreja alemã.

O Vaticano disse, no passado, que “não seria lícito iniciar novas estruturas ou doutrinas oficiais nas dioceses antes de um acordo estabelecido na Igreja como um todo, o que representaria uma ferida para a comunhão eclesial e uma ameaça à unidade da Igreja”.

O papa Francisco, de 86 anos, vai completar uma década à frente da Igreja Católica na próxima segunda-feira (13), período no qual concentrou seus esforços na reforma da Santa Sé para torná-la mais transparente e eficaz.

*EFE

Leia também1 Assassino de 7 testemunhas de Jeová fazia parte da comunidade
2 Vídeo: Elizeu Alves lança o single Faz Tudo de Novo
3 Tiroteio em igreja causa mortes na Alemanha
4 Padre desaparecido há dois dias é encontrado morto em Minas Gerais
5 Deive Leonardo lança Colocando a Vida em Ordem, seu 5º livro

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.