Papa Leão XIV recebe MST e defende terra, teto e trabalho
Pontífice recebeu imagem de um orixá
Pleno.News - 23/10/2025 21h30 | atualizado em 24/10/2025 13h37

Nesta quinta-feira (23), o papa Leão XIV recebeu representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), além de mais de 130 organizações. O encontro aconteceu durante a 5ª edição do Encontro Mundial de Movimentos Populares, no Vaticano.
Leão XIV apontou que “a terra, o teto e o trabalho são direitos sagrados pelos quais vale a pena lutar”.
Foi a primeira vez que Leão XIV os encontrou, prosseguindo o caminho iniciado pelo papa Francisco, que, nos últimos anos, dialogou com essa realidade, “destacando sua importância profética no contexto de um mundo marcado por diversos desafios”.
O MST foi representado por Ayala Ferreira, que entregou ao papa uma imagem do orixá Ossanha, entidade das religiões afro-brasileiras relacionada à medicina natural, feita com miçangas do candomblé e produzida por Wilton Gurgel, oficineiro do Centro Nacional de Africanidade e Resistência Afro-Brasileira (CENARAB).
O Brasil também foi representado por integrantes do CENARAB, do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR). As informações são do site Vatican News e do Poder360.

Leia também1 STF: Pacheco defende limitar decisões individuais de ministros
2 Trump: "China usa Venezuela para contrabandear fentanil"
3 PT recorrerá do arquivamento do processo contra Eduardo Bolsonaro
4 Lula não cumpre promessa e fila do INSS dobra de tamanho
5 Nath Finanças, apoiadora de Lula, critica o governo: “Chega!”



















