Leia também:
X Morte de Bento XVI: Governo brasileiro presta condolências

Papa Francisco sobre Bento XVI: “Personalidade nobre e gentil”

Pontífice falou pela primeira vez após a morte de seu antecessor durante celebração no Vaticano

Pleno.News - 31/12/2022 16h00 | atualizado em 02/01/2023 14h00

Papa Francisco durante celebração da véspera de Ano-Novo Foto: EFE/EPA/Fabio Frustaci

O papa Francisco prestou uma homenagem ao papa emérito Bento XVI em uma missa neste sábado (31), durante as orações da véspera de Ano-Novo, na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Ao falar sobre seu antecessor, o pontífice disse que Bento XVI tinha personalidade “nobre e gentil”.

– Falando de gentileza, neste momento, meus pensamentos vão espontaneamente ao queridíssimo papa emérito Bento XVI, que nos deixou nesta manhã. Com emoção, lembramos de sua personalidade nobre e gentil – afirmou.

Pela manhã, os sinos da Basílica de São Pedro tocaram e centenas de pessoas compareceram à praça de mesmo nome para recordar Joseph Ratzinger, teólogo conservador que escolheu o nome de Bento XVI após ser nomeado chefe da Igreja Católica, em 2005, posto a que renunciou em 2013.

O velório do papa emérito será realizado a partir desta segunda-feira (2), na Basílica de São Pedro, no Vaticano, com visitação aberta ao público. O papa Francisco presidirá os ritos do funeral, a partir das 9h30, em horário local, da quinta (5). O sepultamento ocorrerá na cripta da basílica.

Bento XVI morreu às 9h34, em horário local (5h34 de Brasília), e, segundo o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, deixou como último pedido que o funeral fosse “o mais simples possível; solene, mas sóbrio”.

O porta-voz afirmou que Bento XVI recebeu a extrema unção na quarta (28) após seu estado de saúde se agravar.

Como ex-chefes de Estado, o funeral do papa emérito contará com a presença de autoridades estrangeiras. A Alemanha e a Itália estão entre os primeiros países confirmados entre os que enviarão delegações oficiais à cidade do Vaticano.

Segundo as normas estabelecidas pela Constituição Apostólica Dominici Gregis, promulgada por João Paulo II, em 1996, o papa Francisco decretará luto oficial. Até o momento, o Vaticano não divulgou se o corpo do papa emérito será embalsamado, como o de parte de seus predecessores.

*AE

Leia também1 Mourão edita decreto que reduz alíquotas do PIS/Pasep e Cofins
2 Bailarino brasileiro formado pelo Bolshoi morre aos 31 anos
3 Humorista Filipe Pontes é preso por bater na própria mãe
4 Repórter da Globo não reconhece atriz e a expulsa da transmissão
5 Polícia apura suspeita de bomba perto do Ministério da Economia

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.