Leia também:
X A entrada triunfal do burrinho

Papa Francisco lamenta corrupção dentro do esporte

Pontífice recebeu a delegação da União Ciclística Internacional

Jade Nunes - 09/03/2019 15h04

Papa Francisco durante encontro com a delegação Foto: EFE/ Vatican Media

O papa Francisco lamentou neste sábado (9) quando o doping, a desonestidade, a falta de respeito por si mesmo e pelos adversários ocorrem no esporte e o contaminam. Ele recebeu uma delegação da União Ciclística Internacional (UCI).

Em seu discurso, o papa elogiou os ciclistas que foram exemplo “de integridade e coerência, dando o melhor de si mesmos competindo de bicicleta”.

E falou do ciclismo como “um dos esportes que mostram algumas virtudes, como a resistência à fadiga, nas longas e difíceis subidas; a coragem; a integridade no respeito das regras, o altruísmo e o sentido de pertencer a uma equipe”.

O pontífice avaliou que tanto no ciclismo como na vida, às vezes, “é necessário cultivar um espírito de altruísmo, generosidade e comunidade para ajudar os que ficam para trás e necessitam de ajuda para atingir um determinado objetivo”.

Mas, por outro lado, afirmou que às vezes o esporte se transforma “em uma ferramenta a serviço de outros interesses, como o prestígio e o lucro econômico”

Além disso, o papa dirigiu seu pensamento ao doping, à desonestidade, à falta de respeito por si mesmo e pelos adversários e a própria corrupção”, acrescentou.

O pontífice argentino destacou que praticar o esporte “nos ensina a não desanimar e a começar de novo com determinação depois de uma derrota ou de uma lesão” e é por isso “uma chance para expressar com entusiasmo a alegria de viver e a satisfação de ter alcançado uma meta”.

E afirmou que “os atletas têm esta extraordinária oportunidade de transmitir a todos, especialmente aos jovens, os valores positivos da vida”.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Papa sente "dor insuportável" por casos de abuso sexual
2 Imagem de Cristo em nuvem viraliza nas redes sociais
3 Ludmila Ferber participa de conferência no Rio de Janeiro

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.