Papa Francisco interrompe audiência para atender celular
Pontífice deixou fiéis esperando por cerca de um minuto durante audiência semanal
Paulo Moura - 17/05/2023 11h33 | atualizado em 17/05/2023 12h35
O papa Francisco deixou fiéis esperando por cerca de um minuto na Praça de São Pedro, no Vaticano, nesta quarta-feira (17), após interromper sua audiência semanal para atender a um telefonema. O momento foi registrado por fotógrafos que estavam na cobertura papal e, brevemente, pela transmissão oficial do Vaticano.
No vídeo da audiência desta quarta, é possível perceber quando um assessor entrega um telefone ao pontífice e gesticula para um homem que deveria fazer a leitura, de um pódio, para esperar. Durante a interrupção, as câmeras da transmissão mudaram do papa para a multidão. O Vaticano não comentou o assunto da ligação.
A aparição do papa com um telefone no contexto de uma celebração não é algo inédito. Em 2021, em pelo menos duas ocasiões, Francisco se desculpou para atender uma ligação ao final de uma audiência geral. A atitude, inclusive, contrasta com uma crítica feita por ele em 2017 a fiéis – e também aos padres e bispos – para que mantivessem os celulares guardados durante a missa.
– Eu fico muito triste quando celebro a missa aqui na praça ou na basílica e vejo tantos telefones erguidos. Não apenas dos fiéis, como também de alguns sacerdotes e, inclusive, bispos. Por favor! A missa não é um espetáculo – declarou ele, na ocasião.
Leia também1 Presidente do Equador dissolve Parlamento e convoca eleições
2 Votação para cassar Dallagnol durou 1 minuto e 6 segundos
3 Sobrinho de Bolsonaro pode ser incluído no inquérito dos atos
4 Sergio Moro comenta cassação de Dallagnol: "Estou estarrecido"
5 Dallagnol montou gabinete de crise durante a madrugada