Papa Francisco elogia humildade de pontífice que renunciou
Celestino deixou cargo em 1294
Thamirys Andrade - 28/08/2022 13h18 | atualizado em 29/08/2022 12h33
O papa Francisco visitou, neste domingo, o local onde o ex-pontífice Celestino V foi sepultado, em Áquila, na Itália, e elogiou a humildade do ex-papa em renunciar ao cargo, no ano de 1294. Celestino foi o primeiro a deixar o cargo em vez de permanecer como líder da Igreja Católica até sua morte. O elogio do papa Francisco ocorre em meio a rumores de que o atual pontífice estaria planejando entregar o título devido ao seu estado de saúde.
– Ele [Celestino V] foi uma testemunha corajosa do Evangelho, porque nenhuma lógica de poder se encaixava ou dominava. Com ele, admiramos uma igreja livre da lógica mundana e testemunha plena da misericórdia de Deus – declarou papa Francisco durante uma missa na região.
O líder da Igreja Católica ainda classificou seu predecessor como “vencedor”.
– Aos olhos dos homens, os humildes são vistos como fracos e perdedores, mas, na realidade, são os verdadeiros vencedores, porque são os únicos que confiam completamente no Senhor e conhecem sua vontade – completou.
Primeiro papa a renunciar, Celestino V permaneceu no posto por cinco meses antes de decidir voltar a ser eremita. O papa Bento XVI também deixou o cargo, em 2013.
Leia também1 Em posse, papa Francisco inclui 1º cardeal da Amazônia
2 Papa fala sobre disposição de visitar a Coreia do Norte
3 Empresário evangélico lança plataforma de eventos cristãos
4 Vídeo que mostra conversão de Celso Portiolli viraliza na web
5 Entenda a verdadeira situação vivida pela Igreja na Nicarágua