Leia também:
X EUA: Ponte desaba horas antes de Joe Biden visitar cidade

Papa diz que fake news sobre vacina violam direitos humanos

Pontífice discursou ao consórcio internacional de mídia católica

Pleno.News - 28/01/2022 16h21 | atualizado em 28/01/2022 17h45

papa Francisco
Papa Francisco Foto: EFE/EPA/ Alessandro Di Meo

Durante seu discurso ao consórcio internacional de mídia católica nesta sexta-feira (28), o papa Francisco pediu que as notícias falsas, especialmente as relacionadas a vacinas, sejam combatidas, mas respeitando e “sem isolar” aqueles que acreditam nelas.

Francisco advertiu, como em seu recente documento para o Dia da Comunicação, que, “além da pandemia, a infodemia se espalhou, ou seja, a distorção da realidade baseada no medo, que na sociedade global faz ecos e comentários sobre notícias falsificadas ou mesmo inventadas”.

Ele destacou que, por vezes, “a informação e a circulação das chamadas opiniões científicas podem gerar confusão”. Por isso, propôs “fazer aliança com a pesquisa científica sobre doenças” e explicou que “estar corretamente informado, ser ajudado a entender com base em dados científicos, e não em fake news, é um direito humano”.

Francisco também enfatizou que é preciso ser contra as “mentiras”, mas “sempre a favor das pessoas” e que, “embora seja necessário combater as fake news, as pessoas devem sempre ser respeitadas, porque muitas vezes aderem inconscientemente a elas”.

– Vamos tentar trabalhar pela informação correta e verdadeira sobre a Covid-19 e sobre as vacinas, mas sem cavar valas, sem isolar, para que uma crise não se transforme em conflito – acrescentou.

Sobre a busca da verdade entre os comunicadores, o papa afirmou que “essa busca não pode ser levada a uma perspectiva comercial, aos interesses dos poderosos, aos grandes interesses econômicos”.

*EFE

Leia também1 Em mensagem a Bolsonaro, papa lamenta morte de Dona Olinda
2 EUA: Ponte desaba horas antes de Joe Biden visitar cidade
3 Tempestade tropical deixa quase 80 mortos no sudeste da África
4 China apoia Putin em conflito contra ocidente na Ucrânia
5 Foguete 'abandonado' de Elon Musk irá colidir com a lua em março

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.