Leia também:
X Papa fala sobre disposição de visitar a Coreia do Norte

Em posse, papa Francisco inclui 1º cardeal da Amazônia

Após este consistório, o número total de cardeais aumenta para 227

Pleno.News - 27/08/2022 13h41 | atualizado em 27/08/2022 14h05

Papa Francisco nomeou novos cardeais em uma cerimônia na Basílica de São Pedro, no Vaticano Foto: EFE/EPA/FABIO FRUSTACI

Neste sábado (27), o papa Francisco nomeou novos cardeais em uma cerimônia na Basílica de São Pedro, no Vaticano. As nomeações fizeram parte do primeiro consistório que acontece em meados de agosto e que concedem ao colégio dos cardeais uma maior representação de todas as igrejas.

Entre os novos cardeais estão o arcebispo de Brasília, Paulo Cezar Costa; e o arcebispo de Manaus, Leonardo Ulrich Steiner.

– Um cardeal ama a Igreja, sempre com o mesmo fogo espiritual, tanto nas grandes questões como nas pequenas; tanto no encontro com os grandes deste mundo, como com os pequenos, que são grandes diante de Deus – disse o papa em sua homilia.

Os novos cardeais vêm de todos os cantos do mundo, como o arcebispo de Ekwulobia (Nigéria), Peter Okpaleke; o arcebispo de Goa e Damão (Índia), Filipe Neri António Sebastião do Rosário Ferrão; o arcebispo de Hyderabad (Índia), Anthony Poola, e o bispo de Wa (Gana), Richard Kuuia Baawobr.

Na lista de novos cardeais inclui uma das nomeações mais inesperadas, a do arcebispo Giorgio Marengo, um italiano de 48 anos que é administrador da Igreja Católica na Mongólia, onde há pouco mais de 1,5 mil católicos.

No oitavo consistório de seu pontificado, Francisco nomeou os cardeais e, um por um, deu-lhes o anel do cardeal, símbolo de seu novo compromisso universal com a Igreja.

Após este consistório, o número total de cardeais aumenta para 227, e os eleitores (com menos de 80 anos) passam de 116 para 132. Desses quase dois terços (83 cardeais) foram nomeados por Francisco.

O pontífice se reunirá com os novos cardeais entre segunda e terça-feira para refletir sobre a nova Constituição Apostólica Praedicate Evangelium, que reforma a organização da Cúria, a administração da Igreja Católica.

*EFE

Leia também1 Papa fala sobre disposição de visitar a Coreia do Norte
2 Com saúde fraca, papa prepara sucessão com posse de cardeais
3 Papa diz que russa Darya Dugina foi 'vítima inocente' e é criticado
4 Papa revela "preocupação" com prisão de bispo na Nicarágua
5 Vaticano autoriza processo de beatificação de padre Cícero

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.