Leia também:
X Emoção! Jonathan Nemer faz documentário sobre Angola

Papa agradece às vítimas que denunciaram abusos na Igreja

Pontífice também pediu aos jovens que se aproximem dos sacerdotes fiéis e generosos

Jade Nunes - 02/04/2019 11h47 | atualizado em 02/04/2019 11h58

Papa Francisco Foto: Reprodução

O papa Francisco agradeceu às vítimas que tiveram “coragem” de denunciar os abusos sexuais cometidos pelo clero, porque ajudaram a Igreja a “tomar consciência do ocorrido” e da necessidade “de reagir com decisão”, no documento publicado nesta terça-feira (2) após o Sínodo sobre os jovens.

Na exortação pós-sinodal publicada com o nome de Christus vivit, sexto documento do seu pontificado, o papa lembra que muitos jovens se afastaram da Igreja ou a desprezam por “razões sérias e compreensíveis”, como são os escândalos sexuais e econômicos.

No capítulo intitulado Pôr Fim a Todo Tipo de Abusos, Francisco fala que “nenhum arrependimento pode solucionar” o sofrimento das vítimas.

O papa também pediu aos jovens que se aproximem dos sacerdotes fiéis e generosos, e que quando virem um sacerdote em risco, que o “lembrem do seu compromisso” e o ajudem “a se manter no bom caminho”.

Os abusos sexuais no seio da Igreja foi um dos temas abordados neste Sínodo dedicado aos jovens durante outubro do ano passado.

No documento, o pontífice explica que, embora este seja “infelizmente um fenômeno historicamente difuso em todas as culturas e sociedades e especialmente nas famílias”, isto “não diminui sua monstruosidade dentro da Igreja”.

O Vaticano organizou em fevereiro uma cúpula de três dias na qual reuniu os presidentes das conferências episcopais de todo o mundo e a hierarquia eclesial, na qual ficou decidido que serão dadas diretrizes aos bispos para atuar diante dos casos de abusos. Na ocasião foi aprovada uma série de propostas, que no entanto foram tachadas de “insuficientes” e “mais do mesmo” pelas associações de vítimas.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Emoção! Jonathan Nemer faz documentário sobre Angola
2 Marquezine se diz renovada após missão: "Ele me curou"
3 'Deus tem missões grandiosas', diz mãe de Marquezine à filha

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.