Leia também:
X Igreja Católica: Papa mostra-se disposto a revisar celibato

Padres alemães poderão dar a bênção a casais LGBTs em 2026

Autorização ocorreu em conferência do Caminho Sinodal, em Frankfurt

Pleno.News - 10/03/2023 16h59 | atualizado em 10/03/2023 17h40

Bandeira LGBTQIA+ Foto: Pexels/Markus Spiske

Os padres católicos alemães poderão dar a bênção a casais do mesmo sexo a partir de 2026, conforme decidiu nesta sexta-feira (10), em Frankfurt, uma conferência do Caminho Sinodal, fórum criado para promover a reforma da instituição. Dos 202 integrantes da entidade composta por bispos e leigos, 176 votaram a favor da realização dessas cerimônias, 14 votaram contra e 12 se abstiveram.

As bênçãos não serão introduzidas imediatamente, mas após um período de três anos. Esse período será utilizado para estabelecer, com a participação da Conferência Episcopal Alemã e outros órgãos, a liturgia exata da cerimônia, bem como outros aspectos formais.

Como parte da mesma resolução, intitulada Bênçãos para Casais que se Amam, o Caminho Sinodal também aprovou bênçãos para casais heterossexuais cujos componentes se casaram civilmente após um divórcio.

Recusar-se a abençoar casais “que querem viver sua união em amor mútuo, obrigação e responsabilidade um para com o outro e para com Deus” seria descompassivo e discriminatório, assim como teologicamente injustificado, diz o documento.

Em muitas paróquias alemãs, casais do mesmo sexo já estão recebendo a bênção dos sacerdotes, mas até agora isso tem acontecido em uma espécie de limbo da lei da igreja, e os padres envolvidos enfrentam possíveis sanções.

A regularização foi uma das exigências centrais do Caminho Sinodal, um fórum de reforma fundado em 2019 que defende, entre outras medidas, reavaliar a prática do celibato.

VATICANO
O Vaticano declarou em 2021 que a bênção dos casais homossexuais não é permitida de acordo com a doutrina da Igreja Católica, e que tais uniões “não podem ser objetivamente reconhecidas como estando de acordo com os planos revelados por Deus”.

A quinta e última reunião do órgão decisório do Caminho Sinodal será concluída no sábado, após três dias de debates.

*EFE

Leia também1 Nasa monitora asteroide que pode se chocar com a Terra
2 Uganda vota projeto que torna crime se identificar como LGBTQ
3 Assassino de 7 testemunhas de Jeová fazia parte da comunidade
4 Xi Jinping ganha 3° mandato consecutivo de 5 anos na China
5 Tiroteio em igreja causa mortes na Alemanha

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.