Leia também:
X Pastor é chamado de marxista ao polemizar durante sermão

“Os Direitos Humanos têm que estar no centro das políticas”

Nesta segunda, a Declaração Universal dos Direitos Humanos completa 70 anos

Jade Nunes - 10/12/2018 10h52

Papa Francisco fez apelo no dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos Foto: EFE/Giuseppe Lami

O papa Francisco fez, nesta segunda-feira (10), um “apelo sincero” para que todos os que tenham responsabilidades institucionais façam dos Direitos Humanos o centro das ações políticas, em um momento em que o tema é, segundo ele, continuamente ignorado. Nesta segunda, a Declaração Universal dos Direitos Humanos completa 70 anos.

– Desejo, nesta ocasião, dirigir um forte apelo a todos os que têm responsabilidades institucionais, para que coloquem os Direitos Humanos no centro de todas as políticas, incluindo as de cooperação para o desenvolvimento, mesmo quando isso signifique ir contracorrente – afirmou o pontífice.

A mensagem abriu a conferência internacional sobre o tema organizada pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.

No texto, Francisco afirmou que “várias contradições” são vistas diariamente e que isso gera a pergunta se de fato “a igual dignidade de todos os seres humanos, solenemente proclamada há 70 anos, é reconhecida, respeitada, protegida e promovida em todas as circunstâncias”.

Conforme ressaltou, existem atualmente muitas formas de injustiça, “alimentadas por visões antropológicas redutivas e por um modelo econômico baseado no lucro, que não hesita em explorar, descartar e até matar o homem”.

– Enquanto uma parte da humanidade vive em opulência, outra parte vê sua própria dignidade renegada, desprezada ou pisoteada e seus direitos fundamentais ignorados ou violados – completou.

O papa lembrou ainda todos os que vivem “em um clima dominado pela desconfiança e pelo desprezo, que são submetidos a atos de intolerância, discriminação e violência por causa de sua raça, etnia, nacionalidade ou religião”, enquanto alguns “enriquecem com o preço do sangue” desses indivíduos.

– Por isso somos todos chamados a contribuir para o respeito aos direitos fundamentais de cada pessoa, especialmente das invisíveis: que têm fome e sede, que estão nuas ou doentes, estrangeiras ou prisioneiras, que vivem à margem da sociedade ou são descartadas – aconselhou.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Pastor é chamado de marxista ao polemizar durante sermão
2 Filho de Wilian Nascimento se batiza nas águas
3 Ludmila Ferber: "Cada dia é uma dádiva de Deus"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.