Leia também:
X Em resposta a Fernandinho, Ton Carfi expõe ‘pecados’ de cantores gospel

Organização expõe situação de cristãos no Afeganistão

"Se você é cristão, você não é apenas um muçulmano ruim, você é um apóstata e será alvo", aponta relato

Pleno.News - 06/09/2021 21h53

Talibã tomou o poder em Cabul, Afeganistão Foto: EFE/EPA/STRINGER

Nas últimas semanas, a organização Portas Abertas compartilhou informações sobre a situação dos cristãos no Afeganistão por conta da tomada de poder pelo grupo extremista Talibã. Com as lentes de um colaborador na região, se tornou possível saber mais notícias sobre a situação do país, dos cristãos locais e como podemos continuar intercedendo por eles.

Neste domingo (5), uma série de perguntas e respostas foram compartilhadas pela organização a respeito da situação no país. Segundo o grupo, há muitas coisas acontecendo.

– Os membros do Talibã estão tentando estabelecer o governo. Algumas coisas são muito seguras, como todos os postos de controle, e há governadores locais instalados. Mas outras coisas são mais complicadas para o Talibã. Por exemplo, ele está no controle dos aeroportos de Cabul, mas, de acordo com a mídia, agora pediu ao governo turco para fornecer uma tripulação para controlar o aeroporto em seu nome – apontou.

Há também relatos de que algumas mulheres estão sendo sequestradas, tiradas de casa e forçadas a se casar. No entanto, não há informações sobre o número exato de mulheres nessa condição.

– Sabemos por fontes locais e pela mídia que muitas mulheres não voltaram ao trabalho porque têm medo de serem punidas por isso mais tarde. Há muito medo. Não são só as garotas que estão em risco, mas os meninos também. Eles podem ser recrutados pelo Talibã.

O grupo disse ainda que existem muitos rumores sobre cristãos sendo caçados, mas nem todos esse rumores são verdade.

– Existem muitos rumores, mas nem todos são verdade. Olhando para os fatos, não há igreja oficial para os cristãos no país. O último prédio da igreja que havia lá foi destruído há 50 anos. O número de cristãos é bem pequeno e eles são definitivamente um alvo. Quando você recebe uma visita domiciliar, o Talibã quer ver se você é um bom muçulmano de acordo com o padrão deles do que é ser um bom muçulmano. Então, se você é cristão, você não é apenas um muçulmano ruim, você é um apóstata e será alvo – informou.

EVACUAÇÕES
Todas as evacuações do governo pararam agora, mas essas evacuações privadas não são algo que podemos confirmar. Não podemos dizer se ou quantos cristãos foram capazes de sair. Claro, como todos os cidadãos, os cristãos têm medo. Eles podem querer ficar no Afeganistão por causa de suas crenças, mas podem querer ficar escondidos e servir a Jesus em segredo. Ou também pode ser que eles façam uma corrida para a fronteira, ou gostariam de escapar, mas não podem.

FUTURO DE QUEM ESCAPOU
A vida para o refugiado é muito difícil. A maioria dos países ocidentais não quer receber refugiados, ou aceitam o menor número possível. As pessoas que fugiram terão que ir aos campos de refugiados em regiões próximas, embora esses países também não estejam felizes com eles. As circunstâncias nos campos de refugiados tendem a ser muito ruins, visto que o inverno está chegando.

Leia também1 Com tiros e lacrimogêneo, Talibã acaba com protesto de mulheres
2 Pentágono admite se aliar ao Talibã para combater EI afegão
3 Atleta do Afeganistão foge do Talibã e estreia na Paralimpíada de Tóquio
4 Sem recursos, Talibã diz querer 'boas relações' com os EUA
5 Talibã faz "funeral" de países rivais com bandeiras em caixões

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.